VIII Fórum da Undime/SC realiza discussões que favorecem o crescimento da educação em nível de Brasil

Como pensar em uma educação igualitária sem definir ações de ordem comum entre os municípios e […]

Publicado em Notícias - 05/11/2015.

Como pensar em uma educação igualitária sem definir ações de ordem comum entre os municípios e estados, para isso a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC) promoveu nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Joinville, o VIII Fórum Extraordinário, com o tema Base Nacional Comum e Qualidade na Educação.

“A Base Nacional Comum não deixa de ser, realmente, um documento referência dos 60% dos conteúdos ministrados hoje em salas de aula. Na verdade é um documento básico, onde vamos falar de democracia e igualdade, onde todas as crianças poderão ter acesso ao mesmo conteúdo, evitando assim a tranferência de alunos. Os outros  40% fica a cargo das necessidades, das realidades diferenciadas que temos no Brasil todo e dentro das regiões de um próprio estado”, diz a presidente da Undime/SC, Astrit Maria Savaris Tozzo.

Cerca de 200 pessoas, dentre dirigentes municipais de educação de Santa Catarina, equipes técnicas e conselhos, participaram do evento, que contou com muitas palestras e espaço para interação dos participantes. De acordo com o dirigente dirigente municipal de educação de Brusque, Ivanor de Mendonça, o mais importante é sem dúvida ter a oportunidade de vivenciar esse momento de troca de experiências entre os secretários de todas as regiões, assim como agregar novos conhecimentos por meio das palestras e debates.

Nomes conceituados no cenário educacional fizeram questão de trazerem suas colaborações para esse processo que envolve muita discussão, inovação e adaptações. Para o palestrante Dalton Francisco de Andrade, que tratou do tema: Entendendo as Avaliações da Educação Brasileira, uma base bem contruída é fundamental e as avaliações são parte inerente de um procedimento da educação. “Se você não faz a avaliação, você não sabe onde estamos e pra onde precisamos ir, então ela serve como medida de diagnóstico”.

Outros assuntos como: A Construção do Sistema Nacional de Educação, Custo Aluno Qualidade Inicial, O que muda nas avaliações, dentre outros, foram destaques no VIII Fórum Extraordiário. Uma ocasião especial, no qual os participantes puderam adquirir embasamentos a respeito de questões em alta na educação.

Para a dirigente municipal de educação de Bocaína do Sul, Jassiane da Silva além da Base Nacional Comum, outro assunto pertinente é o piso salarial dos professores e plano de carreira do magistério, que também foram abordados no painel de debate. “Muitos são os desafios e planejamentos que o governo federal vem fazendo e a parceria com a Undime é essencial para que a gente possa encontrar caminhos para cumprir o que está sendo planejado”, conclui.

Bruna Carvalho
UNDIME/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann