Ministro da Educação Camilo Santana marca presença no 19º Fórum Nacional da Undime

Participação aconteceu na manhã desta quarta-feira (9) com discurso voltado aos dirigentes municipais de educação Após […]

Publicado em Notícias - 09/08/2023.

Participação aconteceu na manhã desta quarta-feira (9) com discurso voltado aos dirigentes municipais de educação

Após visitar os estandes de exposições das instituições parceiras e empresas credenciadas, nesta quarta-feira (9), o ministro da Educação, Camilo Santana, foi recebido pelos cerca 2 mil Dirigentes Municipais de Educação, técnicos, prefeitos e convidados que participam do 19º Fórum Nacional Ordinário da Undime, realizado no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá/MT.

O representante da Educação brasileira dirigiu-se, primeiramente, aos educadores presentes como forma de demonstrar reconhecimento e gratidão à dedicação para com a educação. “Sintam muito orgulho de serem educadores, sintam orgulho de serem secretários e secretárias, porque estamos falando do futuro de nossas crianças, de nossos jovens. Batam no peito, porque vocês ajudam a dar esperança aos jovens deste país. Juntos, tenho esperança que o Brasil possa ser uma grande nação educadora”, enfatizou.

Programas do Ministério da Educação sobre avaliação de fluência, entrega de materiais, retomada de obras da educação, lei do ensino em tempo integral para atingir as metas do Plano Nacional de Educação foram ações elencadas por Camilo como iniciativas da pasta.

Ao público presente, o Ministro da Educação trouxe novidades ao anunciar que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai lançar ainda esta semana o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que terá um eixo de Educação com foco em construção de escolas, aquisição de transporte escolar e outras ações específicas para a área. Além disso, falou que o MEC tem previsão de anunciar um reajuste em relação aos recursos destinados ao transporte escolar.

Ainda em seu discurso, o ministro falou sobre a importância do acesso à conectividade e disse que “não basta ofertar o acesso à internet. É preciso ofertar internet de banda larga, de alta qualidade, com fins pedaógicos”. E reforçou que a pasta quer, até o fim de 2026, que todas as escolas públicas tenham internet de alta qualidade.

Outro ponto citado por ele diz respeito à necessidade de construção de uma política mais robusta de educação especial e inclusiva. E que a pasta quer dialogar, ouvir e construir junto ao Consed e à Undime. “Não acredito em nenhuma política pública que não seja construída com a participação de todos”.

Na oportunidade, precedendo a fala do ministro, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, agradeceu a presença de Camilo no evento, bem como a participação e o engajamento dos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação em todas as discussões do Fórum.

Fonte/Fotos: Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann