Undime-SC participa de formação nacional sobre prevenção das violências nas escolas
Evento foi realizado pelo MEC, em Brasília, nos dias 26 e 27 de novembro
A presidente da Undime-SC, Jucilene Fernandes (DME de Balneário Rincão/SC), participou nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília, da Formação Nacional de Prevenção das Violências nas Escolas. Promovida pelo Ministério da Educação, a iniciativa íntegra as ações do Programa Escola que Protege (ProEP), responsável pela operacionalização do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), e reuniu representantes das seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de todo o país.
O encontro promoveu uma imersão colaborativa, baseada em metodologias ativas, dinâmicas de grupo e planejamento aplicado. Cada rede de ensino foi orientada a elaborar diagnósticos, definir prioridades e construir mapas de ação alinhados às oito dimensões estruturantes da prevenção: cultura escolar; participação estudantil; formação continuada; rotinas seguras; práticas pedagógicas restaurativas; envolvimento comunitário; canais de comunicação; e uso de dados.
Para Fernandes, que também integra o Comitê Nacional de Implementação do Programa Escola que Protege, a participação no encontro possibilitou uma reflexão profunda sobre as tomadas de decisão na gestão educacional, além de permitir mapear desafios e reconhecer novas oportunidades de transformação.
“Aprendemos ao longo dos dois dias que prevenir violências não é uma ação isolada, mas sim um projeto coletivo de toda a comunidade escolar. Todas as ações dependem de pessoas, vínculos, escuta e, principalmente, da intencionalidade em mudar o cenário.”
Ao final da formação, foi construído um quadro coletivo de compromissos nacionais que orientará as ações das redes de ensino em 2026, com foco na prevenção, na convivência democrática e no fortalecimento da cultura de paz nas escolas. As secretarias também apresentaram seus mapas de ação, que servirão de referência para a indução de políticas, formações e apoios técnicos por parte do MEC, em articulação com estados, municípios e parceiros institucionais.com estados, municípios e parceiros institucionais.
Fonte: Undime-SC com informações do MEC














Siga a UNDIME-SC