Base Nacional Comum Curricular – BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017 e define os conhecimentos essenciais que todos os estudantes têm o direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceria com a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC), Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (SINEPE-SC), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Federação Catarinense de Municípios (FECAM-SC)  e demais entidades ligadas ao setor, fará estudos, ao longo deste ano de 2018, para definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino catarinenses. Estas definições serão realizadas em formações com os profissionais que atuam nas unidades escolares para implantação do novo currículo a partir de 2019.

A continuidade dos Trabalhos

Diante do grande desafio que será a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a SED, UNDIME/SC, FECAM, CEE/SC e UNCME, em regime de colaboração, vem apresentar as orientações para auxiliar profissionais de educação quanto ao processo de colaboração da construção do currículo do território catarinense – Versão 0, a partir do Plano de Ações elaborado e aprovado pelo MEC.

O Plano de Ação em Santa Catarina acompanha a orientação nacional e prevê várias ações que garantirão a participação de profissionais da educação, com destaque a professores e professoras que atuam em sala de aula. Fique atento e participe deste processo!

Contribuição para Construção do Currículo Base do Território Catarinense

Entendendo-se que passado o período de estruturação do Regime de Colaboração e o processo inicial de um primeiro exercício de elaboração sobre o currículo catarinense, produzido por profissionais da SED e UNDIME/SC, selecionados como redatores do Ministério da Educação – MEC, tendo como referência o documento da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as Propostas Curriculares das redes municipais e estadual de Santa Catarina, faz-se urgente e necessária a ampliação desta discussão envolvendo outros profissionais da educação para que estes possam contribuir, avaliar e qualificar a proposição curricular inicial.

Neste sentido, ao considerar a necessidade de construir um processo democrático e participativo o Comitê Executivo para implementação da BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental formado por SED, Undime, CEE e Uncme, e com parceria do SINEPE, encaminha orientações para todas as unidades escolares catarinenses.

Nesta perspectiva, disponibilizamos acesso aos arquivos enviados como orientação para o trabalho de professores e professoras:

Ofício para os Municípios: http://undime-sc.org.br/wp-content/uploads/2018/06/Ofício-nº-036-Implementação-BNCC.pdf

Orientações para construção do Currículo do Território Catarinense: Clique aqui

Tutorial para estudo do Currículo Base do Território Catarinense: Clique aqui

Currículos acesso no link: Clique aqui 

Link para o município enviar as contribuições: https://goo.gl/forms/B2YAJ3VftKiT5w6n1

“Dia D”

Para acessar o material elaborado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Undime e Consed, clique nos links:

Veja a Nota Técnica encaminhada aos municípios.