PRADIME

 

pradime

 

O Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), parceria do Ministério da Educação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), foi criado com o objetivo de fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O intuito do programa é contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O objetivo é oferecer a todos os dirigentes municipais de educação e as equipes técnicas que atuam na gestão da educação e do sistema municipal, um espaço permanente de formação, troca de experiências, acesso a informações sistematizadas e à legislação pertinente, que ajude a promover a qualidade da educação básica nos sistemas públicos municipais de ensino, focando as diversas dimensões da gestão educacional.

O PRADIME desenvolve dois tipos principais de atividade: encontros presenciais e curso a distância. A primeira propicia a participação dos dirigentes municipais em encontros com representantes do MEC, do MEC/FNDE e da UNDIME, dentre outros, onde são discutidos diversos programas e temas relacionados à política educacional. Neles são realizadas palestras, oficinas e também apresentações de exemplos bem sucedidos de gestão da educação municipal.

A segunda iniciativa, o curso a distância, é um espaço de aperfeiçoamento e formação dos dirigentes municipais de educação em nível de extensão e, em alguns casos, especialização. O curso aborda as diversas temáticas que estão sob sua responsabilidade, abrangendo o planejamento e a avaliação do sistema educacional, o financiamento e a gestão orçamentária, a infraestrutura física e a logística de suprimentos bem como a gestão de pessoas, considerando o ambiente de governança democrática. Neste espaço virtual de aprendizagem, além do curso propriamente dito, o aluno ainda encontrará um espaço propício para o intercâmbio de idéias e experiências, contando com o apoio e orientação de professores consultores.

 

 

CURSO PRADIME EAD – 2014

O PRADIME- EAD será desenvolvido com base em encontros presenciais e com a utilização do recurso tecnológico Moodle (Ambiente para Educação a Distância Via Internet), que viabilizará a participação, a integração e, fundamentalmente,a capacitação à distância dos participantes,com a mediação de Professores Formadores e Tutores de Pólo. Dessa forma, pretende-se atingir os Dirigentes Municipais de Educação e Equipe Técnica, permitindo que sejam qualificados no próprio espaço de trabalho. O Curso será oferecido pela UFSC, em parceria com a UNDIME/SC.

As estruturas das Universidades Abertas é que irão abrigar os 06 pólos, os quais serão distribuídos pelo Estado da seguinte forma: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Rio Negrinho e Rio do Sul.

O referido curso tem como Público Alvo: Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos da Secretaria de Educação, sendo que para cada município serão destinadas 04(quatro vagas). Em caso de impossibilidade do/a Secretário/a de Educação se inscrever, ele/ela poderá ser substituído por um/a Técnico/a de sua Equipe Gestora. Ressaltamos, entretanto, que será uma honra e um diferencial para nosso curso – PRADIME 2014 – receber o maior número possível de Dirigentes municipais de Educação, sujeitos imprescindíveis à realização de uma gestão à altura das necessidades educacionais de cada município

Para fazer a inscrição, CLIQUE AQUI.

 

 

Contato Curso PRADIME:

Tel: (48) 3212-0936

e-mail: secretaria@undime-sc.org.br

 

Resolução CD/FNDE nº 16 de 15 de junho de 2012 que estabelece as orientações e diretrizes para a transferência de recursos financeiros às IFES no âmbito do Pradime.

  • Nome do arquivo: Resolução-nº-16-FNDE.pdf
  • Tamanho do arquivo: 55 KB
  • Formato: pdf