Profissionais da Capital recebem Prêmio Professor Nota 10
Iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores A entrega de diplomas […]
Iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores
A entrega de diplomas e medalhas do Prêmio Professor Nota 10, da Secretaria de Educação de Florianópolis, ocorreu nesta terça-feira, 23, na Câmara de Vereadores. Em sua sétima edição, o prêmio consiste na seleção de experiências pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo por profissionais em exercício na rede municipal ou instituições conveniadas. A iniciativa é uma parceria com o legislativo.
Receberam as honrarias Ana Letícia, do Núcleo de Educação Infantil Municipal Orlandina Cordeiro (Saco Grande); Janete Elenice Jorge, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJA Sul I (Costeira do Pirajubaé); Ana Destri, do Núcleo de Educação Infantil Municipal Nagib Jabor (Estreito), Julisse Oker Savi da Silva, da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro (Rio Tavares); e Bruno Simões, da Escola Básica Municipal Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus).
Para o secretário de educação da capital, Maurício Fernandes Pereira, ações inovadoras, criativas e transformadoras tornam o exercício do magistério ainda mais especial. “O Prêmio Professor Nota 10 visa reconhecer e dar visibilidade aos profissionais da nossa rede de ensino, que nos inspiram e nos incentivam diariamente”, acrescenta.
Fotógrafos mirins
A professora Ana Letícia Ladik, do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Orlandina Cordeiro, no Saco Grande, desenvolveu o projeto “Com os olhos de criança”. O objetivo era a imersão das crianças como sujeitos ativos e participantes do processo educativo através da fotografia.
Foi disponibilizada para cada criança do grupo de cinco anos uma câmera, para que elas fotografassem a rotina diária da unidade educativa. O resultado foi uma exposição fotográfica onde os pequenos puderam prestigiar as próprias criações.
Qual é o seu sonho?
A “Campanha para sonhar” surgiu no Núcleo EJA Sul I, na Costeira do Pirajubaé, como tentativa de estimular os estudantes da turma de alfabetização da Educação de Jovens, Adultos e Idosos a pensar sobre seus desejos e suas expectativas diante de uma realidade social que se apresenta cada vez mais fria e desigual.
Desenvolvido por Janete Elenice Jorge, após a exibição e discussão sobre o curta-metragem “Severinas”, os estudantes produziram cartazes expondo seus sonhos, que foram fotografados e exibidos em uma campanha na página do facebook da EJA Sul I.
Entre os sonhos estão fazer uma faculdade, morar num sítio, ter uma casa própria e ser mãe.
Mobilidade urbana
Ana Maria Nascimento Destri foi a responsável pelo “Ressignificando o Dia da Rodinha – massinha crítica em formação” no Neim Nagib Jabor. A unidade, localizada no Estreito, já realizava o Dia da Rodinha, quando os pequenos brincavam com bicicletas, patinetes e skates.
A proposta da professora, juntamente com a coautora Santa Maria Campos, foi ressignificar essa iniciativa, levando as crianças para a fila da Avenida Ivo Silveira, nos arredores do núcleo de educação, no Dia Mundial Sem Carro. Lá, manifestaram-se com cartazes, apitos, música e os gritos de paz “mais amor, menos motor” e “mais bicicletas, menos carros”. O objetivo foi sensibilizar os motoristas sobre o uso consciente do carro.
Fanzines
O professor de geografia Bruno Simões Friestino, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, criou o “Projeto Fanzine”. Fanzines são pequenas revistas confeccionadas artesanalmente e de forma independente e autoral, com baixo custo e de fácil reprodução.
Os estudantes produziram as revistas, ligando os assuntos escolhidos à disciplina de geografia, de forma a conhecer o mundo, suas diferentes culturas, além dos impactos e problemas que a humanidade provoca no planeta. Foram mobilizados diversos recursos, com diferentes materiais como recorte, colagem, desenho e escrita.
O projeto também teve participação efetiva das professoras da educação especial, em sistema de trabalho colaborativo para poder contemplar a diversidade dos estudantes.
O sistema solar
Aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre o sistema solar, desde o Big Bang até as descobertas atuais. A professora Julisse Oker Savi da Silva, da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, desenvolveu com os estudantes do quinto ano o projeto “Sistema solar”.
O objetivo era construir um sistema solar em escala, utilizando os conceitos matemáticos de medidas, escalas, raio, circunferência e número PI.
Os estudantes começaram montando o Sol, utilizando folhas de revistas, cartolinas e cola. A partir dele, desenvolveram cálculos para descobrir os diâmetros, raios e circunferências que precisariam para construir os planetas. Depois, os planetas foram confeccionados utilizando objetos redondos que os estudantes levaram para a sala de aula.
O trabalho foi apresentado nas Feiras de Matemática e Ciências de Florianópolis.
CONHEÇA OS PREMIADOS:
Professora: Ana Letícia Ladik
Nome do projeto: Com os olhos de criança
Unidade: Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Orlandina Cordeiro, Saco Grande.
Professora: Janete Elenice Jorge
Nome do projeto: Campanha para sonhar
Unidade: Núcleo EJA Sul I, Costeira do Pirajubaé.
Professora: Ana Maria Nascimento Destri
Professora coautora: Santa Maria Campos
Nome do projeto: Ressignificando o Dia da Rodinha – massinha crítica em formação
Unidade: Neim Nagib Jabor, Estreito.
Professor: Bruno Simões Friestino
Nome do projeto: Fanzine
Unidade: Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, Cachoeira do Bom Jesus.
Professora: Julisse Oker Savi da Silva
Nome do projeto: Sistema solar
Unidade: Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, Rio Tavares.
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