Inscrições abertas para elaboradores e revisores de itens dos exames e avaliações do Inep
O Diário Oficial da União (DOU), da última segunda-feira (6), tornou público os editais nº 1 e nº 2 de […]
O Diário Oficial da União (DOU), da última segunda-feira (6), tornou público os editais nº 1 e nº 2 de janeiro de 2020. O objetivo de ambos é selecionar professores para a elaboração e revisão de itens para o Banco Nacional de Itens dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os editais se referem à seleção de professores para a elaboração e revisão de itens de avaliações voltadas ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. O edital nº 1 se refere aos anos iniciais do Ensino Fundamental e o edital nº 2 aos anos finais do Fundamental e Ensino Médio.
Para se credenciar é preciso estar cadastrado no site do Banco Nacional de Itens e possuir os requisitos mínimos descritos, ter conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet, entre outros.
É preciso preencher corretamente todas as informações solicitadas no sistema do Inep, indicar o(s) perfil(is) a que está se candidatando e anexar os documentos comprobatórios da licenciatura plena. Todo o processo está descrito nos editais. A pontuação dos candidatos será validada mediante análise dos documentos inseridos no sistema. Os editais tratam ainda das atribuições de cada perfil.
Após a seleção, os profissionais participam de capacitação com intuito de apresentar aos cadastrados e convocados conhecimentos sobre normas e procedimentos técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para os exames e avaliações da educação básica. A capacitação tratará de temas relativos a avaliações educacionais, desenvolvimento de instrumentos e medidas, matrizes de referência, características e funções, elaboração e avaliação de qualidade de um item.
A seleção para composição do Banco de Colaboradores do BNI Inep terá validade de dois anos a contar da data de publicação do resultado, prorrogável por mais dois anos. Os serviços serão remunerados por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).
O cadastramento dos colaboradores ocorrerá 20 dias a partir da publicação no Diário Oficial da União. Para tanto, é necessário acompanhar o site do Banco Nacional de Itens.
Para saber mais: http://portal.inep.gov.br/web/guest/documentos-e-legislacao15
Fonte: Undime/Foto: Freepik
Siga a UNDIME-SC