Levantamento inédito detalha perfil dos profissionais que atuam nas escolas catarinenses

Censo da Educação Catarinense foi elaborado pelo Comitê do Plano de Vacinação com dados coletados a […]

Publicado em Notícias - 28/05/2021.

Censo da Educação Catarinense foi elaborado pelo Comitê do Plano de Vacinação com dados coletados a partir do cadastro para vacinação dos profissionais da educação. 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Para coletar informações sobre todos os profissionais que atuam nas escolas de Santa Catarina, uma pesquisa inédita foi articulada pelo Comitê do Plano de Vacinação, integrado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (Undime/SC) e entidades representantes da categoria. O Censo da Educação Catarinense foi construído em parceria com os municípios do estado ao longo das últimas semanas e com dados coletados a partir do cadastro para vacinação dos profissionais da educação.

Em um cenário com aproximadamente 176 mil profissionais da Educação, o levantamento detalha informações como área de atuação, faixa etária e aponta se o profissional já foi vacinado ou integra o grupo de risco da Covid-19. O censo inclui os professores, auxiliares, equipe gestora, trabalhadores de serviços gerais, vigilantes e qualquer outro funcionário ligado diretamente às unidades de Ensino Básico e Superior, sejam públicas ou privadas.

Com essa ação interinstitucional, conforme destaca a Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC e presidente da Undime/SC e Região Sul, Patricia Lueders, é possível dar prosseguimento adequado à vacinação dos profissionais da educação no estado. “O Censo da Educação nos permite conhecer as características da educação no estado em toda sua dimensão. O levantamento, além de garantir um planejamento ainda mais assertivo das ações para a imunização dos profissionais da educação, também irá nos possibilitar articular futuras iniciativas importantes nos municípios”, considera Lueders.

As informações do Censo da Educação já foram compiladas e repassadas à Secretaria de Estado da Saúde, que nesta quarta-feira, dia 26 de maio, deu início à vacinação contra a Covid-19 dos professores e auxiliares que atuam em Instituição Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP). Além da Undime/SC, participaram da elaboração do censo a Secretaria de Estado da Educação (SED), a Secretaria de Estado da Saúde, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe) e as associações de municípios.

Inclusão de mais profissionais até sexta (28)

Para inclusão de novos profissionais contratados para atuar nas escolas, motoristas do transporte coletivo, técnicos que atuam nas secretarias municipais e estadual de educação e Coordenadorias Regionais de Educação, além dos profissionais que perderam o prazo do primeiro cadastro para imunização, outro formulário está aberto até esta sexta-feira (28/5). Conforme o Plano de Vacinação, os cadastros realizados a partir de agora integrarão o último grupo prioritário de profissionais da área a receberem a vacina.

Fonte: Undime/SC com informações da Secretaria de Estado da Educação

Compartilhe:

Parceiros Institucionais