Secretaria de Educação de Timbó promove TechDay para lançamento de parceria pioneira com a Google

Implementando o Google for Education, rede municipal de ensino adquiriu 1.380 chromebooks para alunos e professores, […]

Publicado em Notícias - 06/08/2021.

Implementando o Google for Education, rede municipal de ensino adquiriu 1.380 chromebooks para alunos e professores, além de seis telas touchscreen de 75 polegadas. Os profissionais que atuam nas escolas também receberam uma formação on-line para operar as ferramentas.  

Para o lançamento do novo programa de tecnologia  implementado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Timbó na rede municipal de ensino, o Google for Education, foi promovido um TechDay, ou “dia de tecnologia”, em cada uma das seis escolas públicas da localidade no último mês. Com a parceria pioneira firmada entre o município e a Google, foram adquiridos 1.380 chromebooks e seis telas touchscreen de 75 polegadas, modelos nunca antes utilizados em escolas do Ensino Fundamental no país. Além de inserir as ferramentas nas escolas, a SEMED de Timbó também ofereceu uma formação para os profissionais que atuam nas instituições de ensino. 

No TechDay, os professores acompanharam o anúncio da novidade já utilizando as telas touchscreen interativas de 75 polegadas. Após o término da transmissão, os educadores que atuam em Unidades Pré-Escolares, Escolas de Ensino Fundamental e Núcleos de Educação Infantil receberam um chromebook, computador portátil de última geração com tela sensível ao toque. Os 1.380 chromebooks e as seis telas touchscreen permitirão o acesso a todas as ferramentas do ambiente Google voltadas à educação.

Além dos professores, os estudantes também terão acesso aos chromebooks. As escolas municipais e Unidades Pré-Escolares irão receber uma quantidade de dispositivos proporcional ao número de estudantes, permitindo que os professores utilizem as ferramentas com os alunos nas atividades escolares. Para garantir a conexão à internet de qualidade nas salas de aula, também está incluso no programa um sistema móvel de roteamento. As seis escolas municipais também estão sendo equipadas com a tela touchscreen interativa de 75 polegadas, equipamentos que podem ser deslocados de uma sala de aula para outra. Essa é a primeira vez que o modelo de tecnologia importada é usado em escolas do Ensino Fundamental no país. 

Além de inserir as tecnologias nas escolas, a SEMED de Timbó também adquiriu um curso com certificação da Google, voltado à equipe técnica, gestão escolar e corpo docente, de modo a capacitar, com uma formação on-line de 80 horas, os mais de 300 profissionais que atuam nas instituições de ensino para a utilização das ferramentas. Os professores também terão à disposição um suporte técnico pedagógico ao longo de todo o ano, que poderá ser consultado no caso de dúvidas.

Fonte: Undime/SC com informações da SEMED de Timbó.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann