Saiba como fazer a importação do Educacenso para o Conviva

Está aberto o prazo para importação dos dados do Censo Escolar 2021 na plataforma! O arquivo […]

Publicado em Notícias - 16/02/2022.

Está aberto o prazo para importação dos dados do Censo Escolar 2021 na plataforma!

O arquivo do Censo Escolar 2021 já pode ser exportado do sistema do Educacenso e inserido na plataforma Conviva. Esta ação faz com que as informações sejam preenchidas automaticamente nas ferramentas Estudantes, Profissionais e Escolas e Matrículas, sendo essenciais para o planejamento de estratégias e ainda servem como base para outras ferramentas da plataforma.

Mas fique atento(a)! O primeiro prazo para exportação do arquivo no sistema Educacenso termina no dia 17 de março, e a importação no Conviva pode ser feita até o dia 24 de maio. Não deixe para depois!

Veja outros benefícios de realizar a importação:

– A secretaria poderá fazer seu planejamento tomando como base dados oficiais, e basta atualizá-los para mantê-los sempre em dia;
– Com as informações corretas, o uso de outras funcionalidades do Conviva que dependem dessa base fica facilitado, como o das ferramentas de Rotas do Transporte Escolar e Estoques.

Veja o passo a passo

O primeiro passo é exportar (ou baixar) os dados de Matrícula Inicial do Censo Escolar 2021 disponível no sistema Educacenso neste link. Essa ação deve ser realizada nas datas em que o sistema Educacenso está aberto, confira o cronograma. O arquivo exportado deve ser salvo em seu computador para a importação ser realizada em seguida;

Acesse aqui o Manual de Exportação dos dados da Matrícula Inicial no Educacenso

Aproveite para assistir ao vídeo que explica o processo de importação e apresenta os benefícios para a rede.

Após exportar os dados do sistema Educacenso, é preciso trazê-lo para o Conviva.

Veja como realizar a importação:

– Acesse a opção ‘Ferramentas’ no Conviva e, em seguida, ‘Importação do Educacenso’;
– Clique no botão ‘Pré-importar Educacenso’. Leia o Termo de Responsabilidade dos Dados e clique em ‘Estou ciente’;
– Leia o texto de orientação, e se estiver de acordo, clique em ‘Selecionar arquivo do Educacenso’;
– Selecione o arquivo exportado do Educacenso (e já extraído do formato ZIP) e então, clique em ‘Pré-importar arquivo’;
– Caso apareça a mensagem de processamento do arquivo, atualize a página;
– Confirme se os dados pré-importados estão corretos, e então, clique em ‘Importar Educacenso’;
– Aguarde a importação ser finalizada. Não é necessário deixar o navegador da internet aberto.

Caso você faça a importação e apareça uma mensagem de erro, primeiro confirme se você seguiu todos os passos corretamente:

– Realizou o login no Educacenso com uma conta de ‘Superusuário’;
– Selecionou no campo ‘Entidade’ a opção da ‘Secretaria Municipal’;
– Seguiu o caminho correto para exportar o arquivo (menu ‘Matrícula Inicial’);
– Utilizou o programa WinRar ou o 7-Zip para descompactar o arquivo e não tentou abrir esse arquivo.

Se ainda assim estiver dando erro, baixe novamente o arquivo e verifique se a mensagem de erro permanecerá. Caso continue com falha na importação, acesse a ferramenta de Importação do Educacenso e veja a justificativa no item ‘Detalhes da Importação’.

* Para encontrar a mensagem de erro da importação, vá em ‘Notificações’, abra a mensagem da falha da importação realizada. Leia toda a mensagem. Depois, acesse a ‘Ferramenta de Importação do Educacenso’ e clique em ‘Baixar relatório de erros’. Entre em contato com o articulador ou articuladora responsáveis pelo atendimento em seu estado e envie esse arquivo para que a equipe possa investigar as causas e te apoiar.

Confirme a operação

Para saber se a importação foi realizada com sucesso, clique no símbolo de ‘Notificações’. É possível visualizar as mais recentes ou fazer uma busca pelo campo de assunto. Por exemplo, digite “importação educacenso” e clique na lupa (ou aperte no botão Enter de seu computador). Em seguida:

– Abra a notificação que diz que a importação foi concluída;
– Leia o texto para confirmar se todos os dados foram importados com sucesso;
– Acesse as ferramentas “Estudantes”, “Profissionais” e “Escolas e Matrículas” (Turmas 2021) para ter acesso aos dados importados.

Em caso de dúvidas sobre a importação do educacenso, leia e assista aos vídeos dos recursos de ajuda, ou entre em contato com os canais do suporte:

contato@convivaeducacao.org.br
0800 729 2872
(21) 98298-2013 – Somente WhatsApp

Fonte: Undime/Conviva
https://bit.ly/3sKH37T

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