Competências do gestor escolar é tema do segundo momento da Formação Gestão Democrática
Contemplando uma abordagem aprofundada sobre gestão democrática, percurso formativo conta com quatro momentos distintos; o segundo […]
Contemplando uma abordagem aprofundada sobre gestão democrática, percurso formativo conta com quatro momentos distintos; o segundo foi transmitido ao vivo nesta quinta (2), pelo canal no YouTube da Undime/SC.
Dando continuidade ao percurso formativo sobre gestão democrática, o webinar desta quinta-feira (02/6), transmitido ao vivo pelo canal da Undime/SC no YouTube, retomou conceitos abordados no primeiro encontro da formação, além de contemplar as competências do gestor escolar e a matriz nacional de competências. Iniciativa da seccional catarinense, a ‘Formação Gestão Democrática’ é dividida em quatro momentos distintos e integra a programação do ciclo de formações online ‘Encontro com a Undime/SC’.
Agradecendo a ampla participação dos municípios ao longo da formação, a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, realizou a abertura do segundo encontro. “Tivemos mais de 2.500 acessos no primeiro momento, e isso demonstra a preocupação dos 295 municípios para que possam renovar sua legislação nos prazos estabelecidos em lei”. Lueders também enfatizou a diversidade de profissionais que têm acompanhado o evento: “para além de secretários de educação ou equipes técnicas de secretaria, contamos com a participação de muitos professores de Santa Catarina. Agradecemos a presença de todos”.
A assessora pedagógica da Undime/SC, Sônia Fachini, iniciou sua explanação revisitando os principais conceitos abordados na abertura da formação, como as legislações que dispõem sobre o assunto e as dimensões relacionadas aos critérios técnicos para a escolha de diretores escolares, concentrando-se em trabalhar, neste segundo momento, as competências do gestor escolar e a Base Nacional de Competências do Diretor Escolar (N. 4/2021), que aguarda homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE). “Trarei alguns apontamentos que também servirão para que os dirigentes municipais de educação possam pensar as competências necessárias à gestão escolar, visando à melhoria da qualidade educacional”, afirma Fachini.
Em uma abordagem aprofundada acerca da temática, a assessora da Undime/SC explica que “as competências estão sempre atreladas aos conhecimentos e habilidades, ao que você já conseguiu constituir enquanto sujeito, exercitou e colocou em prática enquanto profissional da área de educação”. Na sequência, destaca o papel de importância exercido pelo gestor escolar e as expectativas quanto à atuação desse profissional. “O que se espera dessa pessoa que será líder da comunidade pedagógica? Espera-se que tenha a capacidade de elaborar um planejamento que se torne um grande plano estratégico para a comunidade escolar. Esse plano vai levar aos planos de ação, que devem ser construídos com toda a comunidade, os planos de ação têm que vislumbrar a execução de melhorias para o entorno das unidades escolares”.
Fachini elenca as funções que cabem ao gestor escolar – gestão administrativa, de processos e resultados, da cultura e do clima organizacional, pedagógica, financeira, de comunicação e fortalecimento institucional e de pessoas -, exemplificando o trabalho exercido por este profissional, responsável pela organização e funcionamento da unidade escolar.
Acerca do aspecto ‘gestão do clima e cultura’, explica que se refere à atuação necessária ao gestor para que demonstre, na prática, sua postura ética e compromissada com valores fundamentais para a formação humana e social dos estudantes. “É fundamental pensar que, dentro da minha unidade escolar, eu preciso ter um clima em que as pessoas sintam-se pertencentes a ela”, destaca, complementando que, para tanto, é preciso que o gestor crie momentos de escuta e espaços de fala para envolver a equipe pedagógica e a comunidade escolar.
Das dimensões de atuação, a assessora da Undime/SC passa à matriz nacional comum de competências do gestor escolar, que estabelece parâmetros e referências para as políticas que norteiam o trabalho deste profissional. Ela lembra a importância de um documento norteador para garantir a escolha de diretores qualificados conforme critérios de mérito e desempenho. “Estudos apontam que, quando eu tenho um gestor escolar com habilidade e competências mais específicas, a comunidade me dá como resposta avaliações mais positivas. Com um olhar para toda essa literatura, o parecer esboça uma matriz de competências e as atribuições relacionadas a cada uma delas”.
Acesse os materiais apresentados durante a formação.
Certificação
Para receber o certificado, o participante deverá estar online nos quatro momentos da formação. Neste segundo, será considerado quem estiver no ao vivo ou que tenha assistido até às 23h59 do dia 2 de junho.
É necessário, ainda, preencher uma avaliação com questões sobre a formação e obter aproveitamento de 70% ao final do percurso formativo. A certificação será fornecida apenas para municípios filiados à Undime/SC.
Próximos encontros
O momento 3 da formação continuará abordando as competências do gestor escolar e desdobrará novos assuntos, como planos de ação e planilhas de monitoramento. Confira os detalhes abaixo:
MOMENTO 3
9 de junho, 14h às 15h30
- Competências do Gestor
- Plano de ação
- Planilha de monitoramento
MOMENTO 4
23 de junho, 14h às 15h30
- Competências do Gestor
- Gestão do Tempo
- Feedbacks
Fonte: Undime/SC
Siga a UNDIME-SC