Junto à Secretaria de Estado da Educação, Undime/SC e Fecam acertam reajuste do Transporte Escolar

Considerando o percentual acima do IGPM, repasse terá aumento de 7,5% para o ano letivo de […]

Publicado em Notícias - 07/02/2023.

Considerando o percentual acima do IGPM, repasse terá aumento de 7,5% para o ano letivo de 2023

A Undime-SC e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), entidades que representam a rede municipal de educação, acordaram o reajuste anual do Programa Estadual de Transporte Escolar em reunião realizada nesta terça-feira (7) com o a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Usando como base de cálculo o Índice Geral de Preços (IGPM), foi aprovado um reajuste de 7,5% para o ano letivo de 2023, com abertura para uma nova negociação no segundo semestre.

Mesmo firmado acordo com as entidades sobre o percentual de reajuste, a Undime-SC fez questão de frisar que o valor proposto não atende as demandas financeiras dos municípios e, por isso reforçou a importância de mais uma reunião para reavaliar esse percentual, tendo em vista que os municípios já atuam com um déficit superior a 9%, o que não cobrirá inicialmente todos os custos. Em paralelo, orienta os municípios que, tendo a necessidade de tratar de questões específicas do Transporte Escolar, possa procurar as prefeituras e dialogar em conjunto com a secretaria de educação de forma individualizada.

Para o presidente da Undime-SC, Alex Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), estabelecer um diálogo aberto entre estado e município é fundamental para que se estabeleça um denominador comum em prol da qualidade educacional. “O convênio entre estado e município é uma forma de otimizar a gestão, por meio da colaboração entre as esferas. Vamos buscar sempre priorizar a comunicação e bom entendimento, para que ambas as partes possam prestar um ótimo serviço aos estudantes”, afirma.

Tardetti não pôde estar presente na reunião, devido a compromissos previamente agendados, porém esteve representado pelo assessor técnico da instituição, Plauto Mendes, e pela secretária executiva, Luana Córdova, que fizeram as considerações em nome da seccional catarinense junto as entidades.

Uma portaria com a quantia reajustada será publicada pelo Governo do Estado nos próximos dias. Acompanhe a Undime/SC nas redes sociais e fique por dentro novidades da Educação!

Fonte: UndimeSC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais