Propondo reflexões sobre currículo, práticas e formação do professor, presidente compõe painel no CONET – Congresso Educação para TransformAção, em Gramado/RS
Mesa de debate desta quinta (8) teve participação de especialistas para tratar da educação numa perspectiva […]
Mesa de debate desta quinta (8) teve participação de especialistas para tratar da educação numa perspectiva humanizadora no Brasil
O público do CONET – Congresso Educação para TransformAção, que passa da marca de mil participantes, entre gestores, técnicos, professores e demais profissionais da educação de todo país, acompanhou na tarde desta quinta-feira (8), a mesa de debate com a participação do presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de são Lourenço do Oeste), sobre o ‘Currículo, práticas e a formação do professor do Brasil na perspectiva de uma educação humanizadora’.
O bate-papo foi direcionado a importância de se pensar a educação de forma biodinâmica, ou seja, integrada com a dinâmica da vida. A construção do currículo, do plano de ensino deve estar atrelada as vivências do município, partindo de um padrão engessado para um viés mais humanizador.
Contudo, é preciso entender o ser humano em todos os aspectos, avaliando os elementos do currículo, que envolvem o plano currícular, metodologias e a avaliação. Além de rever o papel do novo professor, desde as práticas até a formação desses profissionais.
A base de dados foi outra questão levantada durante o discurso, ressaltando a importância da avaliação no processo de elaboração do diagnóstico, no qual, por meio de dados, é possível identificar as problemáticas e trabalhá-las, reavaliando o contexto e readequando o plano a um modelo totalmente flexível, moldável as necessidades, visando o avanço da educação.
Num reforço as falas, Tardetti complementou de que a educação precisa ser pensada dentro do contexto municipal, pra que se chegue ao patamar almejado. As redes devem compreender suas realidades, partindo da contrução de um diagnóstico, pra que daquele estágio possam ser trabalhados os pontos numa perspectiva evolucionista.
O painel contou, ainda, com a presença do professor e doutor em Educação, Adelar Hengemuhle, e da professora e mestre em Psicologia da Educação, Maria Regina Passos, com mediação do secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande/MT, Silvio Fidelis.
Promovido pela Ferraz Eventos & Treinamentos, o CONET – Congresso Educação para TransformAção, segue até 10 de junho, em Gramado/RS com educadores e palestrantes de todo país. Santa Catarina está presente com 80 participantes, entre dirigentes e técnicos municipais.
Por Undime-SC
Siga a UNDIME-SC