Santa Catarina marca presença no 19º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação

A delegação catarinense superou em número de participantes nesta edição. Um total de 45 pessoas representa […]

Publicado em Notícias - 07/08/2023.

A delegação catarinense superou em número de participantes nesta edição. Um total de 45 pessoas representa o Estado no maior evento de educação pública do país.

Profissionais da Educação de Santa Catarina representaram a Undime-SC no 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no domingo, 06 de agosto. A delegação catarinense está presente no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá/MT, até quarta-feira, 09 de agosto, com 45 representantes, um recorde em relação à edição anterior. 

O evento realizado anualmente, deu início à sua programação com abertura da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo, do Instituto Ciranda, que entoou clássicos da Música Popular Brasileira. O evento seguiu com a performance “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, realizada pelo artista Richard Riguetti. Ao todo, participam mais de 2 mil educadores, técnicos e presidentes das 26 seccionais da Undime. 

Orgulhoso pelo número de representantes do Estado, o presidente da Undime-SC, Alex Tardetti (Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste), destacou que a participação dos profissionais catarinenses no evento, visa garantir  melhorias na qualidade educacional  nos municípios. “A participação recorde de Santa Catarina significa que mais dirigentes e mais técnicos, voltarão para o nosso estado com uma concepção bem mais abrangente do que a Educação Nacional e a força que tem a Undime frente aos municípios”. 

Tardetti também ressalta a importância dos gestores participarem de eventos dessa magnitude nos tempos atuais, onde a informação se propaga rapidamente, a fim de “traduzir o conteúdo e aplicá-lo na realidade de ensino de cada município”.

De maneira espontânea e alegre, Santa Catarina se destacou no momento da apresentação das delegações. O vice-presidente da Undime-SC e DME de Pomerode, Jorge Luiz Bueguer, conta que os representantes do Estado trazem consigo a felicidade de participar de um evento que proporciona um grande aprendizado que será levado aos estudantes. 

Emocionado, o anfitrião do evento, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e DME de Sud Mennucci/SP, agradeceu ao Estado do Mato Grosso por abrir as portas para receber Dirigentes Municipais de Educação de todo o país e lembrou a missão da Undime enquanto representante da Educação de todos os 5.568 municípios.

“Educação inclui a participação e inclusão de todos. Pertencimento é o que a Undime quer ao representar os mais de 5 mil municípios do Brasil. Cada conquista da Undime ajuda do pequeno ao grande município”, destacou o presidente Luiz Miguel.

O presidente ainda destacou que o evento já pode ser considerado a maior edição de todas já realizadas e destacou que durante os quatro dias “Mato Grosso é a capital da educação brasileira”. 

“Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”

Abrindo o ciclo de conferências do 19º Fórum Nacional da Undime, o professor Catedrático da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, explanou sobre os “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”, temática que vai percorrer os quatro dias do evento. 

O palestrante iniciou defendendo a escola pública como instituição central para o futuro, já que “nada substitui os professores e o ambiente ali criado”. No entanto, Nóvoa chama a atenção para uma transformação no modelo escolar, que requer uma transição de uma escola fechada e organizada em salas, para uma variedade de espaços de pesquisa, estudo e trabalho.

“É preciso ver a escola como um lugar de trabalho, no qual os alunos precisam aprender, escrever, estudar, fazer projetos, desenvolver temas, num ambiente em que o professor passa a desempenhar o papel de articulador, criando condições para que o trabalho dos estudantes seja possível”, explica o professor.

A mediação foi realizada pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, DME de Sud Mennucci/SP. Garcia, além de abordar questões ao professor Nóvoa, também trouxe à tona o processo de formação de professores no cenário atual.

Assessoria de Comunicação da Undime/SC com informações da Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais