Fraiburgo/SC recebe Encontro Regional da Undime-SC com casa lotada e apresentação artística-cultural do município

Abertura do evento ocorreu nesta quarta (30), para cerca de 45 cidades do meio oeste, pertencentes […]

Publicado em Notícias - 30/08/2023.

Abertura do evento ocorreu nesta quarta (30), para cerca de 45 cidades do meio oeste, pertencentes as regiões AMARP, AMAUC, AMMOC, totalizando mais de 150 educadores

Num diálogo de reconhecimento do papel da Undime, enquanto instituição que luta pelos direitos educacionais no estado de Santa Catarina, se deu a abertura oficial do Encontro Regional da Undime-SC, nesta quarta (30), em Fraiburgo (SC). Dirigentes municipais de educação, técnicos e demais educadores das associações dos municípios da AMARP, AMAUC, AMMOC, puderam prestigiar a solenidade, que trouxe falas expressivas autoridades regionais e a performance de estudantes do Departamento de Cultura de Fraiburgo, apresentando a cultura por meio do canto e da dança.

O presidente da seccional catarinense, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste) aproveitou a fala inicial para reforçar o olhar que se deve ter para a educação. “A Educação não se inventa, a roda já existe e segue o mesmo ritmo nos municípios, porque ela é uma só. Por isso, deve ser construída de forma colaborativa e, esse é o intuito do Encontro Regional, de ser escuta dos municípios e levar conteúdos práticos do cotidiano, resultando no fortalecimento do sistema público educacional”. Ainda, compuseram a mesa o presidente da AMARP, Denilson Dalagnol (DME de Fraiburgo); a presidente da AMAUC, Luciana Nilson (DME de Piritiba) e membro do Conselho Estadual da Undime; a presidente da AMMOC, Veranice Maria Lovatel (DME Capinzal) e membro do Conselho Estadual da Undime; além do secretário de Administração de Fraiburgo, Rui Braun, representando na cerimônia o prefeito municipal.

A educação numa abordagem mais efetiva,  foi apresentada pela especialista na área, Edna Borges. A palestrante refletiu, com os mais de 150 educadores, como extrair do papel a essência das diretrizes educacionais, de maneira a aplicá-las nas escolas de forma assertiva, fazendo sentido para o aluno e professor. “Precisamos pensar nas políticas de educação integral, no que norteia as competências previstas na BNCC, para que alcance o objetivo real do desenvolvimento socioemocional nas práticas pedagógicas, dando autonomia no processo de ensino aprendizagem e protagonismo dos estudantes”.

Pensando na parte física, o professor e especialista em educação, Leonardo Carlos Andrade, deu sequência a programação com a palestra ‘O corpo em movimento no foco da formação integral do estudante’. Andrade tratou da consciência e cultura corporal e suas contribuições para o chão da escola. Demonstrando de que forma as atividades físicas, como a dança, a luta, a ginástica, as práticas de aventura, entre outros esportes podem compor o currículo escolar, na perspectiva de formação integral dos alunos e educação de tempo integral.

Um espaço para escuta foi aberto durante o evento, com objetivo de entender as demandas dos municípios e incluí-las na pauta de ações da Undime-SC. Tardetti destacou que a instituição pretende levar o Sul para as reuniões de âmbito nacional, afim de mostrar os exemplos bem-sucedidos e evidenciar a educação catarinense. Ainda, pontuou sobre a importância da readequação curricular no que tange a cultura afrodescendente, regime de colaboração, piso salarial do magistério, atestado, entre outros assuntos. Na oportunidade, os representantes das associações dos municípios discorreram sobre as problemáticas, desafios e anseios apresentados em reuniões de colegiado. Mais uma vez, a questão dos atestados foi destacada, além da lei da psicologia/ assistente social e Conaee 2024.

O Novo Fundeb também esteve em discussão como indutor de mais qualidade na educação. O bate-papo foi conduzido pelo assessor técnico da Undime-SC, Plauto Mendes. De acordo com a DME de Caçador e membro do Conselho Nacional de Representantes, Lenira de Cácia Carneiro, essa temática abriu os olhos sobre  a responsabilidade do gestor, cumprimentos e obrigações. “Uma palestra rica em conhecimento, de fato trouxe uma formação verdadeira da função do gestor e de como precisamos ter segurança desses aprendizados, porque muitas são as responsabilidades que pesam sobre nós dirigentes. Foi muito proveitoso rever metas, planos e todas essas informações, porém friso que ainda precisamos implementar uma política de segurança do conhecimento, para que os dirigentes tenham o empoderamento pra fazer com que ele seja bem desenvolvido”.

O Encontro Regional da Undime-SC acontece de forma itinerante, pra que a instituição esteja ao alcance dos 295 municípios, visando capacitar gestores e técnicos de educação, por intermédio das associações, com base em demandas locais identificadas. “Estarmos nas regiões é de fundamental relevância, porque é nesses momentos de troca que entendemos as necessidades e, assim, conseguimos intermediar as ações junto aos órgãos competentes, reforçando o regime colaborativo com as entidades que lidam, diretamente, com o ensino em Santa Catarina”, conclui o presidente da Undime-SC.

Confira mais registros do evento:

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais