Undime-SC presente em seminário internacional de Educação Básica
Evento segue até a próxima quinta-feira (30) e reúne especialistas para promover debate sobre futuro das […]
Evento segue até a próxima quinta-feira (30) e reúne especialistas para promover debate sobre futuro das avaliações brasileiras
O vice-presidente da Undime-SC, Jorge Luiz Buerger (DME de Pomerode), representando o presidente da instituição, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC) participou na última terça-feira (28 de novembro) da abertura do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, em Brasília. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o evento conta com representantes de diversos setores do universo educacional para tratar de avaliações externas no Brasil e no mundo.
Durante uma programação que se estende até quinta-feira (30 de novembro), autoridades, especialistas e atores relevantes no debate sobre avaliação educacional discutirão assuntos e experiências internacionais sobre modelos de itens, tipos de testes e oportunidades de atualização de avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que poderão orientar inovações nas avaliações em larga escala no Brasil. O objetivo é instalar o debate em torno desses assuntos, além de gerar reflexão qualificada e interlocução para aprimoramentos futuros. O seminário acontece de maneira híbrida e pode ser acompanhando no canal do YouTube do Inep, acesse aqui.
Confira as mesas temáticas:
- Avaliação da educação básica: passado, presente e futuro
- Inovações na avaliação educacional
- Inovações na avaliação da qualidade da educação
- Resultados da avaliação da competência leitora no PIRLS
- A avaliação da leitura e da escrita
- A avaliação do letramento em ciências
- A avaliação da matemática e da resolução de problemas
O seminário também conta com o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Fonte: Undime Nacional com adaptações da Undime-SC
Siga a UNDIME-SC