Undime participa do seminário “Dados para Quê?” que debate equidade educacional
Iniciativa do MEC, Inep e Unesco discute formulação, avaliação e monitoramento da equidade educacional nos dias […]
Iniciativa do MEC, Inep e Unesco discute formulação, avaliação e monitoramento da equidade educacional nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília
A Undime participou, nesta terça-feira (12), da abertura do Seminário Dados para Quê? – Formulação, financiamento, monitoramento e avaliação da equidade educacional, realizado pelo Ministério da Educação, junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Unesco no Brasil.
O evento acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, e é voltado para pesquisadores, especialistas, secretários estaduais, dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias de educação. O objetivo é promover o debate sobre produção, qualidade e aperfeiçoamento de dados voltados às modalidades de ensino e temáticas educacionais atendidas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC — no âmbito da formulação, do monitoramento, do financiamento, da infraestrutura e da avaliação das políticas públicas. Além disso, o evento visa elaborar recomendações para as três instâncias de governo com vistas à coleta, à divulgação e ao uso adequado dos dados.
Na abertura, a Undime foi representada pelo vice-presidente nacional e presidente da seccional de Mato Grosso, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT. Ele frisou o quão importante são os dados para a elaboração de políticas públicas no campo da educação, sobretudo, no que se refere às populações atendidas pela Secadi.
Silvio destacou que é necessário buscar dados para trabalhar no sentido de garantir o direito à educação a todas essas pessoas e ressaltou ainda que as ações desenvolvidas pela Secadi contribuem sobremaneira para isso. “Precisamos ter uma inclusão verdadeira. Destaco ainda a importância dessa reestruturação, de termos uma política pública, da avaliação, do monitoramento através desses dados e a busca dessas populações que ficaram historicamente esquecidas”.
Representantes de várias seccionais da Undime também participam do seminário. Estão presentes: Anderson Passos, presidente da Undime/BA e Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA; Luslarlene Fiamett, presidente da Undime/RO e Dirigente Municipal de Educação de Santa Luzia D’Oeste/RO; Paulo Madson, vice-presidente da Região Centro-Oeste e Dirigente Municipal de Educação de Santa Rita do Trivelato/MT; Mara Rebelo, vice-presidente da Undime/RS e Dirigente Municipal de Educação de Santiago/RS; e Maria Edineide de Almeida Batista, coordenadora Institucional da Undime.
O encontro busca sensibilizar os órgãos responsáveis pela formulação, coleta, sistematização e divulgação sobre a importância dos dados necessários para essas populações, bem como sensibilizar os gestores educacionais a usarem os dados na construção de políticas públicas e no seu monitoramento.
A abertura contou também com a presença da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; da secretária da Secadi/MEC, Zara Figueiredo; do presidente do Inep, Manuel Palácios; da coordenadora do Setor de Educação da Unesco Brasil, Rebeca Otero; e do secretário de Estado da Educação do Acre, Aberson Carvalho, que representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Programação
O seminário está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Educação no Youtube. Ao longo da programação serão realizados os seguintes painéis: “Educação para as relações étnico-raciais e quilombolas”; “Educação em direitos humanos”; “Educação para as relações étnico-raciais - Dados para o monitoramento da Lei n. 10.639/2003”; e “Lançamento dos Indicadores da Qualidade na Educação - Relações raciais na escola”.
Na quarta-feira, 13 de dezembro, o Seminário será composto pelos painéis “Educação indígena”; “Educação ambiental”; “Educação do campo”; “Educação de jovens e adultos (EJA)”; “Juventudes”; “Educação especial na perspectiva inclusiva e educação bilíngue de surdos”; e “Monitoramento, avaliação e financiamento”.
Confira aqui a programação completa do evento.
Acompanhe as discussões:
Fonte/Fotos: Undime
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