Representantes da Undime tomam posse no Comitê Estratégico que irá deliberar ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Solenidade foi realizada nesta tarde, 7 de março, de maneira virtual com a presença de representantes […]
Solenidade foi realizada nesta tarde, 7 de março, de maneira virtual com a presença de representantes das demais instituições que formam o Comitê
O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME-SC) e vice Região Sul, Alex Cleidir Tardetti (DME São Lourenço do Oeste) e a DME de Águas de Chapecó, Neli Aparecida Gai Pererira, tomaram posse nesta tarde, 7 de março, do Comitê Estratégico Integra do Estado de Santa Catarina (CEINSC). O grupo de trabalho, empossado em caráter virtual, tem a finalidade de realizar a governança sistêmica do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de colaborar com a formulação e a pactuação de esforços de implementação de políticas, programas e ações no território catarinense, em defesa da garantia do direito à alfabetização.
Para o presidente da seccional catarinense, que assume como suplente, é motivo de grande felicidade ver a Undime-SC fazer parte deste comitê, visto todos os trabalhos que vêm se desenvolvendo em parceria com o Ministério da Educação. ‘O MEC tem sido muito solícito a Undime, nós temos feito parte de muita construção política. Fico muito feliz de ter dado start nesse trabalho, que vai ser de fato efetivo para a educação e o processo de alfabetização aqui no Estado’, conclui, frisando a importância do regime colaborativo já existente, entre as entidades empossadas, em Santa Catarina.
Também tomaram posse, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/SC), Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Fórum Estadual de Educação (FEE/SC). Ainda na solenidade, esteve presente a representante do Ministério da Educação, Mônica Silva.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.
Fonte: Undime SC com informações do MEC
Siga a UNDIME-SC