Apresentação de estudantes da rede municipal de Criciúma marca a abertura do Encontro Regional da Undime-SC na Região da AMREC

Mais de 300 gestores e técnicos de educação prestigiaram o evento, que aconteceu nesta quinta (11), na Faculdade Senac, com dinâmicas, conteúdos direcionados aos municípios e muita interação

Publicado em Notícias - 11/04/2024.

Um acolhimento especial, preparado pelos estudantes da rede municipal de Criciúma, marcou os primeiros minutos do Encontro Regional da Undime-SC, nesta quinta-feira (11), na Faculdade Senac. Os mais de 300 gestores e técnicos de educação acompanharam a declamação do poema “Paraíso”, obra do poeta José Paulo Paes, e a apresentação de dança folclórica, de origem açoriana, “Caranguejo”, da EBM Linus João Rech.

Discursos expressivos e relatos inspiradores conduziram as falas da mesa de autoridades, que teve foco a qualificação do ensino. Para a presidente do Colegiado de Educação da AMREC e membro da Undime-SC, Jucilene Fernandes (DME de Balneário Rincão/SC), a educação é determinante e o gestor precisa dar primeiro passo. “Você nunca saberá o resultado da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirá resultado”, parafraseou Gandhi.

Durante a cerimônia o presidente da Undime-SC e vice Região Sul, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC), discorreu sobre algumas situações vivenciadas no município e desejou que todos estejam sempre de mente aberta para o aprendizado, sem perder jamais o brilho do olhar. Participaram ainda, o diretor das Faculdades SENAC da Região Sul, Paulo Wienhage, a coordenadora Regional de Educação, Ronisi Cristina Agostinho da Silva Guimarães, e o diretor executivo da AMREC, Sandro Marques Martins, representando o presidente da associação.

A programação

Dados sobre saúde e qualidade de vida dos estudantes, frente a tudo que vem acontecendo no mundo, como o excesso de exposição de telas, o educador físico, Marcos Antonio Fari, apresentou contribuições para o desenvolvimento integral da criança. “Trouxe ferramentas aos gestores para fomentar uma escola mais ativa, seja contribuindo com uma educação física de qualidade, com pausa ativas, práticas no contraturno escolar, uso de metodologias ativas em sala, mas, principalmente, trabalhos que já vêem sendo desenvolvidos no Estado, para que sirvam de instrumento potencializador dessa discussão na educação”, explica o palestrante.

Outro aprendizado que valeu a pena e ampliou repertório, segundo a coordenadora pedagógica, Edilamar Comelli, de Lauro Muller, foi a explanação referente as altas habilidades e superdotação, ministrada pela médica, Priscila Antunes da Luz. “Conseguimos observar que nem sempre o nosso olhar é suficiente para identificar o contexto, pois nem todos os aspectos são indícios de que a criança é superdotada, sendo confundido, facilmente, com diagnóstico de TDAH e autismo”, coloca a coordenadora, destacando a necessidade de uma rede de apoio capacitada para atuar junto as escolas e famílias.

Perto de completar 50 anos de educação, a assessora pedagógica, Maristela Búrigo da Silva, do município de Criciúma, demonstrou preocupação com a falta de preparo dos profissionais da área para lidar com esses estudantes e, muitas vezes, sem total apoio das famílias, que preferem terceirizar a educação para a escola. “A gente sente que há muito caminho para percorrer, a educação ainda é muito ligada a sistema, o que os editais permitem ou não, e para avançar precisamos ampliar o olhar, o conhecimento e envolver as famílias na ação”, pontua.

O empreendedorismo também foi pauta de discussões do Encontro Regional, e a professora, Isabel Cristina M. Victoria, expôs os benefícios da educação empreendedora na escola. Segundo ela, é importante criar a cultura de trabalho em sala de aula, visto que os conteúdos são bagagens fundamentais para a construção da vida. “Gosto de reforçar que o contexto muda, a partir da inserção da temática, porque se desenvolve o comportamento empreendedor, que será benéfico independentemente de se tornar um empreendedor”, destaca. Durante a palestra, ressaltou, ainda, as características que se desenvolvem e podem auxiliar no mercado de trabalho, “sendo uma pessoa mais proativa, capaz de procurar soluções onde os demais vêem problemas, tende a ser mais criativo e com capacidades mais aguçadas”, por ter sido estimulado desde a vida escolar.

Quem esteve atento a programação, sentiu a necessidade latente de evoluir, pra que a educação acompanhe as mudanças e esta nova geração de estudantes. “Como ouvimos na palestra de encerramento, com o psicólogo Abel, a importância de cuidar do emocional dos estudantes e professores, a resiliência que a gente precisa ter, e como vamos buscar isso dentro do universo que estamos vivendo de uma educação muito a frente do que estamos capacitados”, pontua a DME de Orleans, Maira Regina Luiz.

Os municípios, da Região da AMREC, mobilizaram as equipes para estar no evento e vivenciar este momento de aprendizagem e troca de experiências. “Sem dúvidas valeu muito a pena. A gente nunca tá pronto, nunca sabe tudo e é um espaço para troca de saberes e de oportunidade de nos atualizar sobre o contexto geral da educação. Parabéns a Undime, a AMREC e ao Senac pela acolhida, que tenham mais encontros desse em nossa região”, finaliza a DME de Urussanga, Janea Aparecida da Silva Possamai.

Confira alguns registros do evento:

Fonte: Undime-SC

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