Undime-SC reúne Dirigentes Municipais de Educação para apresentação do Calendário Escolar 2025
Inicialmente acordado entre as entidades educacionais de Santa Catarina, nesta terça-feira (20), documento modelo servirá de referência aos municípios, podendo ser adequado as realidades, desde que haja o cumprimento obrigatório dos 200 dias letivos.
A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC) apresentou em reunião, na manhã desta quinta-feira (22), o Calendário Escolar 2025 aos dirigentes municipais, no qual estabelece uma previsão de início das atividades letivas para 10 de fevereiro, com recesso escolar entre 21 de julho e 1º de agosto, e término em 15 de dezembro.
De acordo com o presidente da seccional catarinense, Jorge Luiz Bueger (DME de Pomerode/SC), o documento servirá de referência aos municípios na finalização de seus, respectivos, calendários, podendo ser ajustado levando em conta a necessidade local. “É importante frisar que esse é um modelo aberto a alterações dos municípios. Cada dirigente deverá avaliar e adequá-lo à sua realidade, desde que se cumpra os 200 dias letivos”, explica.
Nessa linha, Burger ainda colocou a importância de não ultrapassar a data limite para início e término das atividades, assim como também ter a liberdade de flexibilizar datas a partir das particularidades de cada região, no que diz respeito a feriados e recessos. “Cada dirigente sabe como o seu município funciona, por isso tratamos o calendário como um modelo adaptável, que deve ser bem avaliado, seguindo as datas limites acordadas previamente.
Outro ponto abordado, foi de estabelecer o diálogo com as coordenadorias regionais durante o processo. “O dirigente precisa estreitar conversas com as CREs para que haja um alinhamento na construção do calendário, porém é preciso ter clareza que ele é a autoridade no município, o que tem o poder de decisão”, conclui.
Acordo Calendário Escolar 2025
A Undime-SC esteve reunida, no início desta semana (20/08), com representantes da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) e da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), para alinhamento do Calendário Escolar 2025. O modelo apresentado, nesta manhã (22/08), aos Dirigentes Municipais de Educação, foi acordado entre as entidades educacionais responsáveis pelas redes municipal e estadual, bem como representação das prefeituras de Santa Catarina.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC