Segundo dia do Seminário da Undime-SC abre com visitação aos estandes e atendimentos institucionais

Recursos para educação pública são pontos de atenção dos participantes nesta quinta (31)

Publicado em Notícias - 31/10/2024.

Explorando as soluções educacionais e aproveitando o espaço de orientações de programas e projetos do governo federal, os participantes movimentaram o ambiente nos minutos iniciais do Seminário da Undime-SC, nesta quinta-feira (31), em Florianópolis.

Ao todo, são mais de 10 empresas parceiras, expondo produtos e apresentando serviços, que visam contribuir com a educação municipal, além do plantão institucional, para atendimento individualizado aos gestores. Um suporte direto aos municípios, que precisam tirar dúvidas, resolver pendências e/ou dar encaminhamentos relacionados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, prestação de contas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), além da assessoria técnica da seccional catarinense.

“Eu tinha uma pendência de 2017, de uma gestão anterior, e tive a oportunidade de resolver com os técnicos para deixar tudo redondo no município. Esses momentos são fundamentais e a Undime, enquanto entidade séria que nos representa, proporciona e nos dá esse suporte”, diz a DME de Peritiba/SC, Luciana Nilson.

Apresentações no auditório

A imersão em conteúdos acerca da temática ‘A Educação em Todos os Contextos’, prendeu a atenção dos Dirigentes Municipais, gestores e técnicos de educação, desde os primeiros assuntos. A terapeuta ocupacional, Lorena Rios, abordou o autismo e o transtorno do processamento sensorial no ambiente escolar.

“Precisamos entender, que as alterações sensoriais podem impactar no contexto escolar. Se a criança vai conseguir focar numa atividade e se manter num ambiente repleto de estímulos. Então, ter alternativas e saber fazer as devidas intervenções, irão contribuir com o processo de aprendizagem da criança”, explica.

Segundo ela, o papel da terapeuta é trabalhar com estratégias junto ao professor, orientando quanto as atividades específicas, de auxílio ao estudante e intervenções das dificuldades sensoriais, para que ele consiga se manter no ambiente.

Na sequência, ouviram instruções sobre a ‘Inteligência artificial no âmbito escolar’, proferidas pelo palestrante, Maurício Gebran, gerente de Tecnologia e Inovação da empresa APÁGINA. O especialista em informática definiu o tema IA como desafiador, pois para ele, mesmo estando na moda ainda é preciso saber a melhor forma de utilizá-la para atingir os objetivos.

“As pessoas estão muito focadas no trabalho somente do professor, e vejo que a IA pode ser um instrumento tanto para ele, quanto para o aluno. Claro, que também serve para que o planejamento seja facilitado, busca, pesquisa, avaliações, entre outras contribuições que o recurso oferece”, afirma Gebran, ressaltando que a inteligência artificial veio para transformar a educação.

A programação do Seminário da Undime-SC segue com a coordenadora de alfabetização do Ministério da Educação, Mônica Maria Silva de Souza, traçando um panorama da ‘Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais