Undime-SC apresenta Política de Alfabetização do Território Catarinense
Documento norteador foi divulgado em live, nesta sexta (1), no canal do YouTube da instituição
A Undime-SC, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, promoveu nesta sexta-feira (1), uma live para apresentar a Política de Alfabetização do Território Catarinense, aos Dirigentes Municipais de Educação. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da seccional no YouTube, detalhou o documento norteador, resultado do processo de construção que envolveu o Estado, as secretarias municipais de educação e consulta pública.
A política, alinhada as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estabelece um marco para a educação em Santa Catarina, com o objetivo de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental. Para alcançar essa meta, está previsto um conjunto de ações estratégicas, como a formação continuada de professores, a avaliação da aprendizagem e a oferta de materiais didáticos adequados.
Um dos pontos altos é o incentivo à utilização de metodologias ativas e lúdicas, que promovam a participação e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Além disso, a Política do Território Catarinense prevê a criação de redes de apoio para os professores, visando compartilhar experiências e fortalecer as práticas pedagógicas.
O presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), destacou a importância da colaboração entre os municípios e o estado para o sucesso da política. “Essa é uma iniciativa que vai transformar a realidade da educação em Santa Catarina, ao garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade. Estamos investindo no futuro do nosso estado”, afirmou.
A gravação da live está disponível no canal da seccional catarinense no YouTube, para que todos os interessados possam acompanhar a íntegra da apresentação. Clique aqui.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC