Educação infantil tem novo modelo de avaliação
Um momento histórico. Essa é a análise que o diretor de Avaliação da Educação Básica do […]
Um momento histórico. Essa é a análise que o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre André dos Santos, faz da proposta de avaliação nacional da educação infantil, apresentada por ele nesta quarta-feira (17) no âmbito das salas temáticas do 15° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O parecer traz como diferencial a eliminação de provas e testes para mensurar o conhecimento e o aprendizado das crianças desse ciclo escolar.
“Houve um grande movimento de convergência na consolidação de uma proposta inovadora. Não entendemos como sendo uma possibilidade plausível pensar em um sistema de aplicação de provas para crianças da educação infantil”, pondera. Segundo ele, o Inep fez um esforço considerável de pensar – junto a outras esferas de governo, Undime e organizações da sociedade civil-, em um processo de avaliação que considerasse as especificidades inerentes a essa etapa educacional. “É um fator novo para o Inep refletir, no campo da Educação Básica, em especial da infantil, sobre um processo assim, já que tradicionalmente o componente institucional tinha muito mais relevância que o de aprendizagem”, destaca.
Após a elaboração da proposta, o passo seguinte é a preparação do instrumento normativo, o qual dará forma e registro legal à ideia. “O conteúdo já está pronto, agora é uma questão de nós e o MEC elaborarmos a portaria”, disse e completou: “Nosso objetivo é que a primeira coleta já seja realizada em 2016”, afirmou.
Autor: Kalinka Iaquinto para Undime
Siga a UNDIME-SC