Undime e municípios catarinenses no 7º Fórum TCE Educação, em Joinville/SC

Evento, que acontece de 6 a 8 de maio, conta com a participação da presidência da seccional, estande para atendimento institucional e assessoria técnica à rede municipal, além do relato de prática de São Lourenço do Oeste/SC

Publicado em Notícias - 07/05/2025.

A Undime-SC se faz presente em mais uma edição do Fórum TCE Educação. Desta vez, além de estar entre as entidades apoiadoras, a seccional fortalece a parceria já consolidada no território catarinense, com atuação efetiva no evento. De 6 a 8 de maio, a instituição estará à disposição dos dirigentes municipais e demais profissionais da educação em um estande exclusivo, oferecendo suporte institucional e técnico às equipes, numa ação conjunta em prol da educação pública com qualidade e equidade social no Estado.

As contribuições da Undime-SC vão além do atendimento e da assistência à rede municipal. A seccional também participa de outros momentos do 7º Fórum, com a presença da presidente na solenidade de abertura, Jucilene Fernandes, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Balneário Rincão, e destaque para a apresentação da prática educacional de São Lourenço do Oeste/SC — município filiado à seccional catarinense, administrado pelo DME, Alex Cleidir Tardetti, que ocupa o cargo de vice-presidente da Undime-SC.

“Para nós, é uma honra ter a prática selecionada e poder compartilhar com todos um projeto tão significativo, que tem contribuído para a redução da evasão escolar no município e com a preparação dos estudantes para o ingresso no mercado de trabalho. Esperamos que o projeto inspire a todos”, coloca Tardetti.

Criado em 2023, o projeto ‘Aprender a Empreender’ trabalha o empreendedorismo dentro das escolas, com base em três

Apresentação do painel da prática educacional de São Lourenço do Oeste/SC.

pilares: a ressignificação da escola, a evasão escolar e a empregabilidade. Inicialmente, o projeto atendia uma única unidade, mas, em 2024, com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi expandido para mais seis espaços, alcançando cerca de 630 estudantes. A iniciativa ganhou reconhecimento e conquistou o primeiro lugar no Prêmio José Daura, como prática inovadora no Estado.

“Trabalhamos com as turmas de oitavo e nono anos do ensino fundamental II, nas quais preparamos os estudantes para ingressarem no mercado de trabalho. Atualmente, o projeto conta com 36 empresas parceiras — seis públicas e 30 privadas — que oferecem vagas de jovem aprendiz e colaboram no desenvolvimento de oficinas em sala de aula. É o público e o privado chegando até a escola, dando suporte para desenvolver a visão profissional dos nossos estudantes, enquanto jovens e futuros profissionais”, explica a coordenadora e mentora do projeto ‘Aprender a Empreender’, Rosi Mari Brandalize de Miranda, de São Lourenço do Oeste/SC.

A partir da iniciativa, muitos jovens já conquistaram o primeiro emprego e, desde 2024, o município registra zero evasão escolar — resultado de uma ação colaborativa com o MPSC. A prática educacional tornou-se uma referência em São Lourenço do Oeste, com potencial de inspirar outros municípios e estados do país.

No Fórum TCE, o regime de colaboração também tem papel fundamental para impulsionar a educação. “O Tribunal de Contas é um grande parceiro dos municípios no seu planejamento, ações e investimentos. Com base na apresentação do painel de dados — construído a partir do diagnóstico e dos dados do Censo Escolar —, os municípios têm conseguido planejar melhor e desenvolver ações que melhorem os resultados. E a Undime integra esse movimento como agente parceira, responsável por fazer a ponte com os municípios, articulando ações regionais e mobilizando a participação ativa dos dirigentes municipais em eventos como este, que contribuem significativamente para o sistema educacional catarinense”, destaca a presidente da Undime-SC, Jucilene Fernandes.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais