Mais tempo, mais direitos: Israel Boniek leva ao Seminário Undime-SC reflexões sobre a educação infantil em tempo integral
Palestra destaca que a ampliação da jornada precisa estar associada à qualidade, à equidade, ao cuidado e às necessidades próprias da infância
A educação infantil em tempo integral será um dos temas da programação do Seminário Undime-SC 2026, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Com a palestra “Políticas públicas para primeira infância: o papel da educação infantil em tempo integral”, o doutor em educação, Israel Boniek, propõe uma abordagem sobre os desafios de transformar a jornada ampliada em uma oportunidade de garantir mais direitos às crianças.
A proposta parte de uma questão fundamental: o que significa, de fato, ampliar o tempo das crianças na educação infantil? Para além do aumento das horas de permanência na instituição, a oferta em tempo integral exige atenção às condições em que esse tempo será vivido, considerando aspectos como qualidade, equidade, cuidado, currículo e respeito às especificidades da infância.
Nesse sentido, a ampliação da jornada precisa estar vinculada a uma política educacional que assegure experiências significativas e oportunidades de desenvolvimento para todas as crianças. O desafio, portanto, não está somente em oferecer mais tempo, mas em garantir que esse tempo tenha intencionalidade, qualidade e sentido pedagógico, respeitando as necessidades próprias da primeira infância.
A palestra também coloca em evidência os compromissos éticos, políticos e pedagógicos envolvidos na construção de políticas públicas para a educação infantil em tempo integral. A partir dessa perspectiva, gestores e educadores são convidados a pensar de que maneira a ampliação da jornada pode contribuir, efetivamente, para a garantia dos direitos das crianças, especialmente em contextos marcados por diferentes condições sociais e educacionais.
Mais do que ampliar o período de permanência na escola, a ideia é transformar o tempo em mais experiências, oportunidades e possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. É nesse contexto que a educação infantil em tempo integral se apresenta como uma estratégia de ampliação de direitos e de promoção da equidade na primeira infância.
Conheça o palestrante
Israel Boniek é doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI), da PUCRS, e sócio-fundador do Instituto Infâncias.
Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui pós-graduação em psicanálise e neuroeducação, além de atualização em neuropsicologia da memória pelo Instituto Israelita Albert Einstein.
Informações e inscrições
Com o tema “Compromisso da gestão pública com a equidade e a qualidade da educação”, a edição 2026 do seminário reunirá Dirigentes de Educação e equipes técnicas das redes públicas municipais, em dois dias de formação, troca de conhecimentos e aproximação com diferentes perspectivas sobre os desafios da educação pública. Uma imersão com networking que irá contribuir para qualificar a atuação dos profissionais responsáveis pela formulação e implementação das políticas educacionais. Confira a programação completa.
As inscrições seguem abertas até 30 de setembro, ou enquanto houver disponibilidade de vagas. O evento oferece 350 lugares, e o cadastro poderá ser encerrado antecipadamente caso esse número seja atingido.
Garanta já a participação de toda sua equipe no Seminário Undime-SC 2026. Inscrição aqui!
Serviço
Seminário Undime-SC: “Compromisso da gestão pública com a equidade e a qualidade da educação”
Data: 6 e 7 de outubro de 2026
Local: Fiesc (Rodovia Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis/SC)
Público: Dirigentes de Educação e equipes técnicas das redes públicas municipais
Inscrições: até 30 de setembro, enquanto houver vagas disponíveis. ATENÇÃO, evento com número limitado de participantes!
Programação: https://tinyurl.com/2t3rded6
Inscrição: https://forms.gle/XAGeh8HqtUVzQqQr8
Fonte: Undime-SC




Siga a UNDIME-SC