Dia Internacional da Alfabetização é comemorado no mundo todo
Com o objetivo de fomentar a alfabetização em vários países, a Organização das Ações Unidas (ONU) […]
Com o objetivo de fomentar a alfabetização em vários países, a Organização das Ações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criaram, em 08 de setembro de 1967, o Dia Internacional da Alfabetização.
A data serve de alerta sobre a importância da alfabetização, desde o processo individual de aprendizagem como, também, para de desenvolvimento do país, tendo em vista que é por meio do conhecimento, das experiências, e da comunicação, que grandes mudanças acontecem.
A evolução vem do aprendizado. E não basta, somente, saber ler e escrever, são necessárias informações que vão além das letras do alfabeto, que permitam explorar a visão de mundo e propiciar dados valiosos ao conhecimento intelectual, o que refletirá na construção de uma sociedade melhor e mais equilibrada, em termos de educação, cultura e organização.
Pensando nisso, muitas cidades têm programado atividades para comemorar essa data tão especial. Em Florianópolis, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/CED/UFSC) está realizando, nesta quinta-feira, o Seminário Dia Internacional da Alfabetização: o PNAIC em foco, que visa enfatizar a formação do professor alfabetizador; socializar experiências de alfabetização na perspectiva do letramento e, principalmente, reafirmar a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças no ciclo de alfabetização.
O presidente da Undime/SC, Plauto Mendes, e a coordenadora do PNAIC pela Undime/SC, Luana Costa de Córdova, foram convidados a participar do evento, que está com a programação bem diversificada, com palestras, vídeos e relatos de experiências.
No período da manhã foram exibidos vídeos sobre o PNAIC, dentre outras atividades. Já à tarde, a abertura fica por conta da palestra: “Alfabetização: Questões teóricas e metodológicas”, ministrada pela Dra. Rosana Mara Koerner, da Univille.
Ainda, nesta quinta-feira (08.09), a coordenadora do PNAIC pela Undime/SC estará participando do lançamento do PNAIC pela webconferência e, em breve, a Undime/SC dará encaminhamentos das informações aos municípios do Estado.
Bruna Carvalho
UNDIME/SC
Siga a UNDIME-SC