3ª videoconferência da série especial do Conviva Educação em comemoração ao Dia dos Professores será no dia 8 de outubro

Tema será inovação Para comemorar o Dia dos Professores, o Conviva Educação está realizando uma série de vídeos: é o […]

Publicado em Notícias - 02/10/2020.

Tema será inovação

Para comemorar o Dia dos Professores, o Conviva Educação está realizando uma série de vídeos: é o Especial Quem Ensina. O objetivo é mostrar depoimentos de educadores sobre a prática em diferentes aspectos, em quatro vídeos, sendo o último no próprio Dia dos Professores, 15 de outubro.

A transmissão é realizada sempre neste link e os vídeos terão em média 1 hora de duração. Veja a programação do dia 8 de outubro, que vai contar com depoimentos de educadores sobre inovação, e compartilhe este post com sua rede. Conheça as participantes: 

– Janaína Barros, gestora escolar em Seabra (BA). Especialista em Didática e Currículo, faz parte do Grupo de Talentos da Fundação Lemann. Ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 e representante do Brasil na América Latina pelo Reduca. Em 2020, o seu documentário “Prova Escrita” foi vencedor do 10º Doc Futura, seleção de projetos que abordam temas de relevância social que é promovido pelo Canal Futura.

– Juliana Rohsner é diretora da EEEFM Jones José do Nascimento em Serra (ES) que atende turmas do Ensino Fundamental e EJA. Em 2019, venceu os prêmios Educador Nota 10 com o projeto “Gestando sonhos, alcançando metas!” e o Mulheres do Amanhã. Seu trabalho também foi reconhecido no Prêmio Gestor Escolar Região Sudeste de 2017 e no Boas Práticas Sedu, do Espírito Santo, nas áreas de Gestão Pedagógica e Administrativa.

– Michelli Marchi Oss-Emer é professora de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental na rede estadual e municipal de Blumenau (SC). Com o 8º ano da EBM Paulina Wagner ficou entre os finalistas do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto “O podcast na sala de aula: oralidade, escrita e tecnologia”. 

No dia 1 de outubro, o tema abordado foi formação continuada. Assista na íntegra:

Participaram:

– Elisete Tavares, que trabalha há 24 anos na Escola Municipal Antônio de Souza Lobo Sobrinho, em Vianópolis (GO). Já foi professora por 19 anos e atualmente é diretora. Está sempre envolvida em projetos de leitura e escrita: recebeu o Prêmio Professores do Brasil em 2011 e participa da Olimpíada de Língua Portuguesa desde 2014. Em 2016, sua aluna Mayara de Aleluia Pereira, foi vencedora na categoria Crônica. O texto premiado pela estudante foi adaptado para o livro “A Flor que Chegou Primeiro” (disponível aqui).

– Jacqueline Ferreira Alves Marques da Silva é professora de apoio pedagógico do 1° ano na Escola Municipal Dona Santinha em Lagoa Santa (MG). Há 16 anos na rede, esteve por 10 anos como representante do Núcleo de Alfabetização e Letramento da secretaria de educação para apoiar o desenvolvimento profissional dos educadores de sua escola.

– Jonilda Alves Ferreira é educadora de Matemática para as turmas de 6° ao 9° ano na EMEF Cândido de Assis Queiroga, no município de Paulista (PB). Participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) desde 2005 e foi premiada sete vezes como professora na iniciativa (ficou entre as dez pessoas do país com esse desempenho). A busca por aperfeiçoamento da prática docente já faz parte da rotina: aproveita diversas oportunidades de formação continuada.

– Lúcia Cristina Cortez de Barros Santos, diretora da escola Professor Waldir Garcia em Manaus (AM) que atende turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Ela foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto “Acolher para todos envolver e aprender”.

Já no dia 23 de setembro, o tema da transmissão foi diversidade. Assista:

 Os convidados foram:

– Elias Azevedo, professor de Geografia e finalista do Prêmio Educador Nota 10 de 2020 com o projeto “A importância da cartografia tátil na educação inclusiva”. Ele vai nos contar sobre as peculiaridades da inclusão dos estudantes com deficiência em sua escola no município de Panorama, interior de São Paulo.

– Francisco Celso Leitão Freitas, professor de História e finalista do prêmio Global Teacher Prize de 2020. Ele vai nos contar como faz do rap uma ferramenta pedagógica com meninas e meninos entre 12 e 21 anos que estão em privação de liberdade e cumprem medidas socioeducativas no Distrito Federal. Francisco também participou do projeto vencedor na etapa nacional do Prêmio Itaú-Unicef de 2018 na categoria Parceria em Ação.

– Hamilton Gonçalves Barbosa, professor de Educação Física em Contagem (MG) e finalista do Prêmio Educador Nota 10 de 2020, vai nos falar sobre o projeto “Enfrentando o machismo e o preconceito na participação do futebol”.

– Jayse Ferreira, educador de Artes que leciona em Itambé (PE). Com o projeto “Eu sou uma obra de arte – Etnias do mundo”, procurou valorizar a diversidade racial da escola e recebeu o 8º Prêmio Professores do Brasil de 2014. Em 2017, venceu novamente com o projeto “Vamos encurtar essa história”.

Anote o tema e data da última transmissão:

No 15 de outubro, 15h (horário de Brasília), o tema será os desafios da educação infantil.

Fonte/ Foto: Conviva Educação com adaptações Undime
https://bit.ly/33pMEVR


Compartilhe:

Parceiros Institucionais