Apresentações culturais e curadoria do oeste catarinense marcam abertura do 5º Seminário da Undime-SC, em Chapecó
Evento reúne, nos dias 4 e 5 de outubro, mais de 650 profissionais da educação para […]
Evento reúne, nos dias 4 e 5 de outubro, mais de 650 profissionais da educação para aprendizados e oportunidades de melhoria da qualidade educacional no estado
O Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, na capital do oeste catarinense, amanheceu com um brilho a mais nesta quarta (4). O espaço, projetado para receber os mais de 650 educadores de Santa Catarina, evidenciou a identidade do oeste, com a curadoria dos municípios da região da AMOSC, e soluções educacionais, com produtos e serviços de empresas do segmento, compondo uma feira de oportunidades aos participantes.
São mais de 10 estandes e mostras pedagógicas da rede municipal de educação de Chapecó, Águas Frias, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Arvoredo, São Carlos, Paial e Coronel Freitas. Temas que evidenciam os trabalhos na Educação Infantil e Anos Inciais, compõe a exposição apresentada nos corredores do complexo, permitindo uma experiência encantadora e rica em contribuições aos demais municípios. “Eu sempre falo que educação é uma construção conjunta, não se tem como fazê-la de forma isolada. Então, estas boas práticas em exposição nos impactou positivamente, pois nos permitem um outro olhar para as ações pedagógicas, e, assim, conseguir adaptá-las a nossa realidade, contribuindo para engrandecer a educação no nosso município”, afirma a dirigente municipal de educação de Santa Helena, Lais Cristina Teloken.
As surpresas não param por aí. A cantora, Vitória Gnoatto, estudante da rede municipal de Chapecó e, finalista da 4ª Edição do programa Canta Comigo Teen, da Record TV, encantou a todos com seu talento, numa recepção calorosa. Outras apresentações artísticas também tiveram destaque na abertura do Seminário. Estudantes do município de Santiago do Sul trataram do ‘Direito a educação para todos’, por meio da coreografia ‘Estude como uma garota’, baseada na obra de Malala e, ‘Solitária inconciência’, traduzindo uma sociedade frenética, que lida com a falta de tempo e sentimentos de solidão e abandono.
Além do presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC), participaram da cerimônia de abertura o vice-prefeito de Chapecó, Itamar Agnoleto; o prefeito de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini, representando a AMOSC; a coordenadora do colegiado da AMOSC, Idete Zuanazzi; e da diretora pedagógica da secretaria Municipal de Educação de Chapecó, Marcia Ines Bernardt Wurzius.
Na oportunidade, o presidente da seccional catarinense destacou a importância de ter a educação atrelada as vivências pessoais. “É na relação interpessoal que se gravam as grandes conquistas, por isso precisamos atuar de forma conectada e, entender que o ambiente de trabalho e as metodologias que usamos, devem preparar o aluno para os improvisos da vida’, explica Tardetti ao reforçar que a educação é movimento, e deve estar sempre aberta a mudanças se adaptando as diferentes realidades.
A programação do 5º Seminário da Undime-SC está repleta de atrações, conduzidas pela temática ‘Conectando saberes: diálogos para uma educação eficiente e significativa’, propiciando ao público participante momentos de aprendizados, troca de experiências e contato com inovações educacionais.
Confira alguns registros da mostra pedagógica:
5º Seminário da Undime-SC
Tema: ‘Conectando saberes: diálogos para uma educação eficiente e significativa’
Data: 4 e 5 de outubro
Local: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes – Chapecó/SC
Público: Dirigentes municipais de educação, assessores técnicos das secretarias, professores e demais profissionais da área educacional de todo o país
Programação: https://tinyurl.com/y6uacj84
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC