Assista à íntegra da videoconferência que tratou do FUST Benefício Fiscal
Evento buscou orientar as redes dos 3 mil municípios selecionados pelo fundo em relação aos próximos passos para o recebimento dos serviços de conectividade
Na última quinta-feira (5), o Conviva Educação promoveu a videoconferência com o tema “FUST Benefício Fiscal: orientações para recebimento dos serviços”, com a participação da coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação (MEC), Ana Dal Fabbro; e do vice-presidente da Undime Mato Grosso e Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT, Eduardo Ferreira da Silva.
No âmbito da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) algumas unidades escolares da rede de educação de cerca de 3 mil municípios foram contempladas para atendimento em projeto de conectividade do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) Benefício Fiscal, modalidade coordenada pela Enec com o objetivo de expandir e melhorar as redes e serviços de telecomunicações, reduzindo desigualdades regionais.
“Esse é um novo apoio do governo federal que vai atingir mais de 15 mil escolas em todo o país”, apontou a coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica, Ana Dal Fabbro. “O Fust Benefício Fiscal está inserido na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas [Enec] e contribuirá para que as escolas consigam debater os desafios da presença no mundo digital e possam preparar os alunos para resolver problemas com o uso de tecnologias. Incorporar essas ferramentas no cotidiano das escolas potencializa a aprendizagem e favorece um ambiente digital mais seguro.”
O Fust é um projeto de conectividade integrado à Enec, que contemplou algumas unidades escolares da rede de educação de cerca de 3 mil municípios. Nesta modalidade, as operadoras de telecomunicações, ao invés de efetuarem o pagamento direto ao fundo, comprometem-se a prestar serviços de internet e Wi-Fi para escolas públicas selecionadas. As escolas selecionadas estão aptas a receber serviços de implementação e manutenção de conectividade, incluindo:
– serviço de internet na velocidade adequada para uso pedagógico; e
– rede interna Wi-Fi em todos os ambientes, além de suporte técnico pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, sem custos para a secretaria de educação e para as unidades escolares.
A videoconferência, além de orientações tirou uma série de dúvidas do público. O vídeo com a íntegra está disponível na galeria do Conviva.
As visitas técnicas já começaram e os serviços serão implementados gradualmente, seguindo os cronogramas definidos pelas operadoras de telecomunicações. Veja a lista completa das escolas beneficiadas. Não há necessidade de adesão adicional ou de qualquer outra ação, basta aguardar a visita do técnico.
Para mais informações e dúvidas, os gestores e as secretarias de educação podem entrar em contato com a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação pelo e-mail cgti@mec.gov.br ou pelos telefones (61) 2022-9490 e 0800-616161.
Fonte: Conviva Educação (com informações do MEC)
Siga a UNDIME-SC