Bem-estar emocional e melhoria da educação brasileira marcam a manhã de discussões com cerca de 500 gestores municipais e equipes, na capital catarinense
Seminário da Undime-SC propôs reflexões com enfoque na qualificação educacional
Dirigentes Municipais e equipes técnicas de secretarias de educação de Santa Catarina puderam refletir, na manhã desta quarta-feira (30), sobre como as ações podem interferir nos resultados. Foram duas palestras, com conteúdos distintos, que conversaram com os participantes numa abordagem emocional e prática, evidenciando o controle das emoções e como o equilíbrio pode vencer as barreiras na educação, além de entender melhor o funcionamento de políticas que visam favorecer o avanço educacional dos municípios.
O neuropsicólogo e autor de best-sellers, Eduardo Shinyashiki, explorou a importância do autocuidado enquanto ferramenta pedagógica. “Precisamos rever nossas capacitações, para podermos agregar, também, a saúde mental, competências sociais, e emocionais na vida dos educadores, impedindo que cheguem em conflito, e possam estar prontos para inserir as competências sociais em suas práticas pedagógicas”, explica. A temática ‘Cuidar de quem cuida’ possibilitou uma vivência enriquecedora entre os presentes.
Ainda, com foco no aperfeiçoamento da educação, o diretor financeiro do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Allan Carlo Viégas Serra, apresentou as políticas estratégicas da autarquia. “Estamos trabalhando na melhoria de programas, como o PNAE, PNATE, PDDE, PNLD, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, para que você, gestor, consiga executá-las e ter os recursos aplicados, diretamente, na educação básica, em âmbito municipal”, coloca.
A programação do Seminário Undime-SC continua com o case de sucesso ‘Transformando desafios em oportunidades: a experiência educacional de Sobral/CE, ministrado pelo Dirigente Municipal de Educação, Herbert Lima. Para mais detalhes, acompanhe a seccional catarinense em todas as redes sociais.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC