Busca Ativa Escolar lança novas funcionalidades da plataforma nesta terça-feira (25)
Novidades serão apresentadas por meio de uma live, às 15h, no Youtube da Undime. Encontro marcará […]
Novidades serão apresentadas por meio de uma live, às 15h, no Youtube da Undime. Encontro marcará também o lançamento de três publicações
A Plataforma Busca Ativa Escolar passa a contar com diversas novas funcionalidades que irão facilitar e aprimorar a implementação da estratégia por estados e municípios. Para apresentar as novidades, será realizada uma live na próxima terça-feira, 25 de julho, às 15h (horário de Brasília), no canal do Youtube da Undime, no link bit.ly/novidadebae.
Todos que integram as esquipes da Busca Ativa Escolar, seja nos estados ou nos municípios, estão convidadas a participar da live. O encontro é aberto e não é necessário se inscrever. A ideia é que as equipes se apropriem do novo desenho da plataforma e possam atuar para ampliar a integração entre as diversas políticas públicas e os atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, mas também para dinamizar o fluxo entre municípios e estados.
“O novo desenho ajuda a fortalecer o regime de colaboração, permitindo que estados e municípios organizem de forma mais direta o fluxo e de atendimento para prevenir o abandono e enfrentar a exclusão escolar e assim garantir os direitos de cada criança e cada adolescente”, explica Daniella Rocha, oficial de educação do UNICEF Brasil e uma das coordenadoras nacionais da Busca Ativa Escolar.
Busca Ativa Escolar fortalecida nos estados
A nova versão da plataforma amplia as possibilidades de atuação dos estados, oferecendo mais autonomia na implementação da estratégia nas suas redes, permitindo o cadastro das equipes estaduais e a execução de todas as etapas da metodologia.
Entre as novidades, estão a possibilidade de divisão territorial e regional, o que facilita o gerenciamento de casos e a organização das equipes. Vale lembrar que tanto a organização do trabalho quanto o funcionamento da plataforma podem ser adaptados com base na realidade objetiva de cada estado.
Com seus papeis fortalecidos na implementação da Busca Ativa Escolar, os estados poderão (re)aderir à estratégia a partir de agosto.
Lançamento de publicações
Para apoiar as equipes estaduais e municipais na implementação da estratégia, serão lançados, durante a live desta terça-feira, três novas publicações: o Manual de Navegação dos Municípios, Manual de Navegação dos Estados, e o Guia de Implementação dos Estados.
Ainda durante a live, será apresentada a nova grade de funcionamento das Salas de Aprendizagem, que dará ênfase às novas funcionalidades da plataforma. As Salas são um espaço virtual de formação, suporte e troca de informações sobre a implementação da estratégia, que funcionam de segunda a sexta-feira, com três salas simultâneas. Entenda mais no site (clique aqui).
Fonte: Busca Ativa Escolar
Siga a UNDIME-SC