Campanha incentiva secretarias de educação e escolas a instalar o Medidor SIMET, que verifica a velocidade da internet

Somente 3% das escolas públicas brasileiras têm internet em padrões internacionais, mostra levantamento da Fundação Lemann; […]

Publicado em Notícias - 08/11/2021.

Somente 3% das escolas públicas brasileiras têm internet em padrões internacionais, mostra levantamento da Fundação Lemann; para contribuir com a mudança deste cenário, é lançada nesta segunda-feira (8) a segunda fase da campanha Nossas Escolas Conectadas 2021, para incentivar secretarias de educação e escolas de todo o país a instalar o Medidor SIMET

Um levantamento feito pela Fundação Lemann, com base nos dados disponíveis pelo Censo 2020 e pelo Medidor SIMET, mostra que apenas 3,2% das escolas do Brasil cadastrados nesta plataforma têm velocidade adequada, em padrão internacional, para oferecer aulas online. Para contribuir com a mudança deste cenário, a Fundação Lemann lança nesta segunda-feira (8) a segunda fase da campanha Nossas Escolas Conectadas 2021, para apoiar secretarias de educação e escolas de todo o país a instalar o Medidor SIMET. A ferramenta gratuita, desenvolvida pelo NIC.br, monitora a qualidade da conexão de Internet e permite o acompanhamento em tempo real das métricas de banda larga fixa nas escolas públicas do país.

O Medidor é considerado um dos melhores instrumentos a nível internacional para identificar em quais unidades de ensino alunos e professores ainda necessitam de acesso à internet de qualidade. O medidor é a ferramenta de monitoramento da Política de Inovação Educação Conectada (Piec), por isso todas as escolas que recebem esse recurso devem instalar o medidor para acompanhamento da velocidade.

Ter um diagnóstico da conectividade das escolas públicas do Brasil é essencial para gerar dados que possam embasar políticas públicas de conectividade e ajudar no monitoramento dessas. Com o Medidor instalado, é possível ter um melhor diagnóstico da situação da conectividade nas escolas públicas no país e formular soluções que aumentem o número de unidades conectadas com a velocidade de Internet adequada, garantindo acesso para um aprendizado adequado dos estudantes e à prática docente. Contudo, o Medidor está presente em apenas 48 mil das mais de 140 mil escolas públicas do país, atualmente. Isso significa que não há informações públicas sobre a qualidade da Internet de muitas escolas.

As informações colhidas pelo Medidor são públicos e registrados em um Mapa Nacional de Conectividade, onde dirigentes municipais de educação e diretores podem consultar os dados de velocidade e outras informações sobre a internet da sua escola. Desse modo, o medidor permite que gestores escolares e redes de ensino tomem decisões com base em informações qualificadas.

De acordo com o Censo 2020, 75% das escolas públicas do Brasil possuem conexão à Internet, contudo, a velocidade que chega nas escolas, segundo o Medidor SIMET, é de 28 Megabits por segundo (mbps). Isso é insuficiente para a retomada das aulas em modelo híbrido. Por exemplo, para que um professor possa fazer uma chamada de vídeo com metade dos alunos que ficou em casa será necessário mais de 100 Megabits.

Dia C da Conectividade

Além de apoiar as escolas de todo o país a instalar o Medidor SIMET, a campanha propõe que as redes de ensino organizem um dia para fazer a instalação do Medidor em todas as suas escolas – o Dia C, Dia da Conectividade. As redes podem contar com o apoio da Fundação Lemann para a realização do Dia C. Também serão compartilhados tutoriais em vídeo e e-books para apoiar escolas e redes interessadas em acompanhar as informações dadas pela ferramenta.

Internet, ensino e pandemia

Em 2020, houve uma ruptura nas práticas de ensino e aprendizagem e toda forma de contato entre professores e estudantes precisou de outros meios para acontecer, sobretudo com a ajuda da Internet. Com a retomada das aulas em um modelo híbrido, os professores precisarão encontrar a escola conectada para conseguir atender os alunos que estão em casa também. Uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann ao Datafolha ouviu professores de todo país e mostrou que eles também consideram a internet das suas escolas inadequada e 73% dos educadores disseram que, mesmo após a pandemia, vão utilizar mais tecnologia no ensino do que usavam antes.

Acesse:

– Site Conectividade na educação e Medidor Educação Conectada – https://conectividadenaeducacao.nic.br/
– Site para dowload do Medidor Educação Conectada – https://medicoes.nic.br/setor-publico/#cases
– Vídeo com passo a passo da instalação do medidor
– Manual para instalação do medidor no Windows
– Manual para instalação do medidor no Linux 

Fonte: Fundação Lemann com adaptações

https://bit.ly/3062Lst

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