Com participação da Undime-SC, Seminário Alfabetiza SC 2023 é realizado em Lages
Resultados da Avaliação do 2° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de SC foram apresentados aos mais de 290 profissionais e entidades da educação presentes
Com objetivo de divulgar os dados da avaliação aplicada em 2023, com estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública, municipal e estadual, de Santa Catarina foi realizado na tarde desta terça-feira, 21, o Seminário Alfabetiza SC 2023. Mais de 290 participantes prestigiaram o evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED/SC), em parceria do CAEd/UFJF e apoio da Undime-SC, no Centro de Convenções Centroserra, em Lages/SC.
Prestes a iniciar uma tarde repleta de trabalhos, os profissionais da educação foram recepcionados pelo estudante e violinista, Carlos Gabriel Varela de Mattos, do 9º ano, da E.E.B. Nossa Senhora do Rosário. A cerimônia de abertura contou, ainda, com a apresentação cultural dos estudantes da E.E.B. Visconde de Cair, que abrilhantaram com a “Dança trevo-de-quatro-folhas” acompanhada de um poema. Emocionando a todos, a estudante da 3ª série do ensino médio, da E.E.B General José Pinto Sombra, Luzia Cordeiro executou o hino nacional.
Representando a Undime-SC, o vice-presidente Jorge Luiz Buerger (DME de Pomerode) compôs a mesa de autoridades ao lado do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon; da secretaria Adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders; do gerente de Avaliação e Estatísticas Educacionais da SED/SC, Gerson Luiz da Cruz; do diretor de Planejamento da SED/SC, Marcos Roberto Rosa; da diretora da Fundação CAEd/UFJF, Lina Kátia Mesquita de Oliveira; e do presidente da Abave e professor colaborador do CAEd/UFJF, Joaquim Neto.
Em fala, Buerger, destacou o regime de colaboração entre as entidades, firmado com o lançamento da Política de Alfabetização do Território Catarinense, em 2023, no qual prevê diferentes ações, dentre as quais, a avaliação realizada com os estudantes do 2° ano, que levou em conta os componentes de língua portuguesa e matemática.
“Esse é um grande ganho, um grande legado que nós profissionais da educação podemos deixar, o regime de colaboração. O que o CAEd vai nos mostrar é o resultado da avaliação, que servirá de instrumento para continuar fazendo aquilo que a gente sabe fazer, que é uma educação de qualidade onde quer que estejamos”, coloca Buerger.
Os dados obtidos por meio da aplicação com 89.279 estudantes já encontram-se disponíveis na plataforma de avaliação e monitoramento Alfabetiza SC, do CAEd/UFJF, e devem ser acessados, individualmente, pelos municípios com login e senha, cadastrados, previamente, pelos secretários em 2023. Os municípios não cadastrados devem entram em contato com o suporte do CAEd. As demais informações, de cunho geral do processo, estão abertas ao público. Clique aqui visualizar os resultados da avaliação.
Participaram, também, do Seminário Alfabetiza SC 2023, os representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Federação Catarinense de Municípios, Conselho Nacional de Política Fazendária e do Conselho Estadual de Educação.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC