Confira, na íntegra, os quatro episódios da websérie da Undime sobre Alfabetização
Vídeos estão disponíveis na galeria da plataforma Conviva Educação e contam com mais de 19 mil […]
Vídeos estão disponíveis na galeria da plataforma Conviva Educação e contam com mais de 19 mil visualizações
Nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro, a alfabetização de estudantes foi tema da websérie realizada pela Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, em parceria com o Instituto Natura.
Ao longo dos quatro dias de formação, especialistas da área e representantes da Undime abordaram assuntos como alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; alfabetização e currículo; alfabetização e neurociência; e escolhas pedagógicas no processo de alfabetização.
As transmissões tiveram pico de audiência de mais de 600 pessoas ao vivo e os vídeos no Youtube somam, até o momento, mais de 19 mil visualizações. “Essa já é segunda ação que realizamos esse ano no âmbito de Conviva em termos de formação. Em janeiro promovemos um ciclo de videoconferência sobre o novo currículo e, agora, discutimos questões relacionadas à alfabetização. Gestores, professores, coordenadores têm à disposição um material muito rico para estudar. Ficamos felizes em poder colaborar com as redes nesse sentido”, afirmou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.
Os episódios foram ao ar ao vivo, de segunda a quinta-feira, sempre às 16 horas e os participantes que assistiram às transmissões no horário marcado e preencherem a lista de presença, receberam declaração de participação.
A boa notícia é que os vídeos estão todos na galeria da plataforma Conviva. Saiba os assuntos abordados em cada dia bem como os palestrantes e aproveite para rever ou assistir aos vídeos:
Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental – foi ao ar no dia 6 de fevereiro e foram abordados aspectos como: o que a organização curricular da Educação Infantil difere do ensino fundamental anos iniciais?; qual a relação da Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental para o processo de alfabetização?; e quais os impactos dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil no processo de alfabetização no Ensino Fundamental anos iniciais? Participaram Daniela Montuani, vice-diretora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale/UFMG); e Beatriz Abuchain, gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A mediação ficou por conta da coordenadora do GT de Alfabetização da Undime, professora Márcia Baldini, presidente da Undime PR e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR. Assista aqui
Alfabetização e Currículo – no episódio do dia 7 de fevereiro, as especialistas foram convidadas a refletir sobre como deve ser assegurada a alfabetização nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, anos iniciais; as estratégias a serem usadas com os alunos que não foram plenamente alfabetizados até o 3º ano do Ensino Fundamental; e como garantir a formação continuada aos professores alfabetizadores em exercício. Participaram Andréia Pereira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Oliveira/MG e membro do GT de Educação Infantil e Alfabetização da Undime; e Maria Alice Junqueira, coordenadora pedagógica da Redelê e consultora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Assista aqui
Alfabetização e Neurociência – transmitido no dia 8 de fevereiro, foram abordadas as principais descobertas do cérebro e o impacto na alfabetização, o que a pedagogia fazia e deixou de fazer que contribui para a alfabetização e as estratégias de leitura e escrita e em qual tempo usá-las. Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano e Maria Regina dos Passos Pereira, assessora técnica da Undime participaram do episódio. Assista aqui
Escolhas pedagógicas no processo de alfabetização – exibido na quinta-feira (9), o último encontro da websérie debateu sobre as condições essenciais para o processo de alfabetização; as estratégias que podem ser desenvolvidas na construção do currículo de alfabetização e as formas de diagnóstico/acompanhamento do processo de alfabetização. Participaram do debate Isabel Frade, professora titular do programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG e presidente Emérita da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf); e Telma Ferraz Leal, professora associada no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco e Integrante do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. A medicação ficou por conta da coordenadora do GT de Alfabetização da Undime, a professora Márcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e presidente da Undime/PR. Assista aqui
Fonte: Undime
Siga a UNDIME-SC