Conselho Estadual de Educação aprova Currículo do Território Catarinense

Com aprovação do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental pelo Conselho Estadual de Educação […]

Publicado em Notícias - 18/06/2019.

Esq. p/ dir. Natalino Uggioni (Secretário de Estado da Educação), Patrícia Lueders (Presidente da Undime-SC) e Osvaldir Ramos (Presidente do Conselho Estadual de Educação).

Com aprovação do Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental pelo Conselho Estadual de Educação – CEE, nesta segunda-feira, 17, pode-se dizer que a qualidade da educação básica em Santa Catarina avança com a padronização de conteúdos essenciais de aprendizagem das redes (Municipal, Estadual e Privada), tornando o ensino mais igualitário para atender milhares de estudantes.

O documento entregue, dia 28 de maio, à Comissão Especial do CEE para análise final, foi elaborado de forma democrática e participativa, com ressalvas de educadores de todo território catarinense, além da comissão formada por redatores, consultores, coordenadores e articuladores que fazem parte da equipe de mobilização para a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC no Estado.

“Esse é o resultado de uma construção coletiva, a qual tive o privilégio de acompanhar de perto. Sou grata a todos pela dedicação e comprometimento. O novo currículo tem alma, voz e experiências significativas, que contribuíram com um outro olhar na elaboração do documento, destacando as vivências em sala de aula”, explica a presidente da UNDIME-SC, Patrícia Lueders (DME de Blumenau).

Aprovado por unanimidade, o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santa Catarina está em consonância com a determinação do Ministério da Educação, que prevê um currículo essencial alinhado à BNCC que, por sua vez, incorporado aos documentos e diretrizes já constituídos por cada município, seja capaz de garantir a equidade dos estudantes brasileiros.

A coordenadora Estadual de Implementação da Base, Sônia Regina Victorino Fachini (DME de Joinville), frisa que um grande passo foi dado, porém agora é fundamental que haja o engajamento de todos os envolvidos. “Ao longo dos próximos anos contamos com o comprometimento dos educadores para que o currículo saia de fato do papel e passe a nortear os projetos político-pedagógicos das redes de ensino, rumo a excelência da educação que tanto almejamos”.

A expectativa é que o novo currículo seja implementado nas escolas das redes municipal e estadual catarinense até 2020. Visando o fortalecimento dos trabalhos de implementação no Estado, inicia na próxima semana o Ciclo de Seminários da BNCC, no Hotel Golden, em São José. Os Seminários serão realizados em dois momentos de 24 a 26 de junho e de 19 a 21 agosto, reunindo profissionais da área educacional, que atuarão como formadores e agentes multiplicadores de conhecimentos em suas regiões.

O Currículo do Território Catarinense foi construído em regime de colaboração entre a União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina – UNDIME-SC, Secretaria de Estado de Educação – SED, União Nacional de Conselhos Municipais de Educação – UNCME, Conselho Estadual de Educação – CEE e Federação Catarinense de Municípios – FECAM.

Veja mais fotos:

Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais