Cuidados com a saúde mental na volta às aulas é tema de cartilha do MPSC, confira

Objetivo do material é garantir o cuidado de todos na comunidade escolar sem sobrecarregar ainda mais […]

Publicado em Notícias - 25/02/2021.

Objetivo do material é garantir o cuidado de todos na comunidade escolar sem sobrecarregar ainda mais os profissionais da educação.

Neste momento de retorno às atividades educacionais presenciais, as demandas de proteção e cuidado de crianças e adolescentes podem se intensificar e muitas dúvidas sobre a atuação da escola podem surgir. Com o objetivo de garantir o cuidado de todos na comunidade escolar sem que isso sobrecarregue ainda mais os profissionais da educação, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) elaborou a cartilha “O retorno às atividades presenciais na escola e o cuidado com a saúde mental“.

As limitações de acesso às instituições de ensino e a outros órgãos da rede de proteção aumentaram a dificuldade de identificação de casos de violência e negligência durante este período de distanciamento social. Além disso, é importante observar que os impactos econômicos, políticos e sociais gerados pela crise sanitária vêm afetando a saúde física e mental da população. Levando em conta os efeitos psicossociais da pandemia de covid-19, que podem suscitar demandas que a escola auxiliará em solucionar, a cartilha concede aos educadores ferramentas para o cuidado com a sua saúde mental e das crianças e adolescentes da educação básica.

Entre os temas tratados pelo material estão as implicações da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes; orientações gerais sobre o planejamento do cuidado com a saúde mental, especificidades da comunicação e divulgação de informações, o cuidado com a saúde mental de educadores, e ainda, a identificação e o gerenciamento de pensamentos, emoções e comportamentos; o reconhecimento e manejo de violências interpessoais e autoprovocadas; a rede de proteção, bem como a função de cada ponto da rede e como acessá-los; e sugestões de atividades a serem realizadas no retorno à escola de acordo com a etapa de desenvolvimento dos alunos.

O acolhimento apropriado das demandas de saúde mental, neste momento, reduz a probabilidade de evasão e abandono da escola. Faça download do material e adapte as propostas conforme o seu contexto de atuação!

Clique aqui e confira na íntegra a cartilha sobre cuidados com a saúde mental na volta às aulas presenciais.

Fonte: Undime-SC com informações de MPSC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais