Delegação catarinense presente na abertura do Fórum Estadual de Educação e Alfabetização do Rio Grande do Sul

Mais de 60 Dirigentes de Educação e equipes técnicas de municípios filiados a Undime-SC participam do evento no Teatro Feevale, de 3 à 5 de setembro, em Novo Hamburgo

Publicado em Notícias - 03/09/2024.

Mobilização em Santa Catarina garantiu a presença de mais de 60 profissionais da educação, de municípios filiados à Undime-SC, no evento educacional realizado em Novo Hamburgo/RS. Contemplando a temática a ‘Gestão municipal: desafios e inovações na educação para um mundo conectado’, teve início nesta terça-feira (3), o 34º Fórum Estadual de Educação do RS e Região Sul, que acontece juntamente com o 1º Fórum Estadual de Alfabetização, promovido pela Undime-RS, com apoio das seccionais do Paraná e Santa Catarina.

As primeiras horas foram destinadas a interação e visita a feira educacional, espaço que conta com empresas parceiras do evento, voltadas a apresentação de produtos e soluções para a educação. Uma oportunidade de conhecer e estreitar relacionamento, a fim de elevar a qualidade do ensino ofertada nos municípios, por meio de inovações.

“É sempre um momento de ressignificação das nossas práticas de gestão, em todas as suas respectivas dimensões. Recebemos orientações e oportunidades de retornar ao município com possibilidades de propor iniciativas diante da diversidade de soluções que cada estande oferta, contemplando diferentes áreas, seja para crianças, estudante, professoras(es) e nos componentes curriculares da educação básica”, coloca a Dirigente Municipal de Educação de Lages/SC, Ivana Elena Michaltchuk, que também integra a diretoria executiva da Undime-SC.

A abertura oficial foi abrilhantada pela apresentação do Espetáculo Cirquin, do Grupo Tholl, que conduziu, com danças, acrobacias e técnicas circenses, os momentos iniciais no auditório, prendendo atenção e arrancando sorrisos dos participantes a cada performance.

Espetáculo Cirquin, do grupo Tholl, na abertura do Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.

Na sequência, o presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima (DME Ibaretama/CE), foi convidado a subir ao palco para tratar das ‘Mudanças nas Condicionalidades do VAAR’. Palestra, que teve mediação do secretário de Coordenação Técnica da Undime-RS, Émerson Eloi Henrique (DME de Venâncio Aires/RS), trouxe muita informação a respeito das resoluções, que apresentam uma série de mudanças no cálculo e nos indicadores que serão informados no VAAR 2025.

Presidente da Undime Nacional dialogando com os dirigentes acerca das ‘Mudanças nas Condicionalidades do VAAR’.

Para o palestrante, é necessário que o gestor esteja apropriado desse conhecimento para melhor aplicá-lo no município. “Todas as contribuições veem auxiliá-los para que possam trabalhar de forma adequada em suas redes, visando alcançar as melhorias esperadas, tanto em termos de atendimento, como de aprendizagem”, pontua Lima.

As discussões, acerca do VAAR, encerraram o primeiro dia de atividades do Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. A programação continua nesta quarta-feira (4), com participação do presidente da Undime-SC, Jorge Luiz Buerger (DME de Pomerode/SC), na mesa ‘Estratégias e Ações para Redução das Desigualdades Educacionais’.

Confira mais alguns registros desse primeiro dia:

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais