Educação de Brusque realiza Seminário do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação de Brusque promoveu na noite desta segunda-feira (24.11) o II Seminário […]

Publicado em Notícias - 27/11/2014.

A Secretaria Municipal de Educação de Brusque promoveu na noite desta segunda-feira (24.11) o II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro foi realizado no auditório da Faculdade São Luiz e prestigiado por profissionais de toda a rede municipal, que puderam assistir a uma palestra ministrada pela coordenadora geral do PNAIC, Nilcéa Lemos Pelandré, e aprofundar as discussões sobre o tema.

PNAIC 3O prefeito do município, Paulo Eccel, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da mobilização em torno do assunto, lembrando que a alfabetização é uma prioridade por seu auxílio na formação do caráter e no exercício da cidadania. “Essas ações resultam na melhoria da qualidade de vida da população, no aprendizado e na inclusão social”, acrescentou.

Brusque aderiu ao PNAIC no ano de 2012, e implantou as primeiras etapas do programa ao longo do ano passado, trabalhando para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. De acordo com o PNAIC, ao final do 3º ano do ensino fundamental as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. PNAIC 2

A secretária de Educação, Gleusa Fischer, ressaltou este é um momento muito especial para a cidade, sendo mais uma oportunidade fruto de parceria entre os governos municipal e federal. “Estamos em uma empreitada desde 2009, com importantes investimentos e um olhar especial para a educação. É preciso que nós aproveitemos esses momentos. A qualidade do ensino começa por cada um de nós”.

Entre os aspectos positivos na implantação do PNAIC estão à abrangência do programa – que envolve 293 municípios catarinenses; a integração entre as redes públicas, estadual e municipal; a cadeia de formação definida no programa; o planejamento e o trabalho coletivo; a qualidade do material de formação e a provocação às escolas, para que repensem os projetos políticos pedagógicos.

Fonte: SME de Brusque.

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