Educação Infantil em Campos Novos une pedagógico à tecnologia para manter o aprendizado em tempos de pandemia

Com professores trabalhando direto de casa, as atividades são desenvolvidas, remotamente, tendo o aluno como protagonista […]

Publicado em Notícias - 22/06/2020.

Com professores trabalhando direto de casa, as atividades são desenvolvidas, remotamente, tendo o aluno como protagonista e a família como suporte para os ensinamentos enviados pelas escolas. São feitos vídeos educativos, propostas de dinâmicas para trabalhar a integração dos pais com as crianças e, novos materiais vêm sendo elaborados semanalmente.

Além disso, os docentes seguem adaptando a estrutura do planejamento pedagógico a cada semana, priorizando a clareza na comunicação, flexibilidade de materiais disponíveis a cada família e o aprendizado contínuo.

Confira abaixo algumas práticas do município:

  • Pedagógico aliado à tecnologia
    As educadoras Franciele Dionísio e Kamila Xavier Pedroso do Centro de Educação Infantil Eliete Teixeira Lopes, do município de Campos Novos, utilizam vídeos de histórias infantis para aguçar a criatividade das crianças. A proposta é incentivar os alunos a fazerem uma releitura do conto junto às famílias, gravando e reenviando às professoras.  Diversão, integração e aprendizado são garantidos nessa atividade!
    (Clique aqui para conferir o relato detalhado da prática)
  • Alimentação e música
    No município de Campos Novos, a professora Izabel Cristina Pereira M., da Creche Municipal Jubileu de Prata, gravou um vídeo para os alunos do berçário cantando “O que tem na sopa do neném?”. Durante a atividade, Izabel mostrou os alimentos saudáveis que devem estar presentes nas refeições infantis, além de trabalhar a imaginação, musicalidade e a identificação de frutas, verduras e outros componentes presentes na canção.
    (Clique aqui e confira o vídeo da professora Izabel) 
  • Arte e aprendizado
    O professor Darlei Pelentir, da Creche Municipal Jubileu de Prata, de Campos Novos, desenvolveu, junto aos seus alunos do berçário, uma dinâmica com a pintura “Vendedor de Frutas”, de Tarsila do Amaral. A atividade propõe que os pais recriem a obra com as crianças por meio da fotografia e reenviem ao docente. São trabalhados cenários, reconhecimento das frutas e a imaginação dos alunos.
    (Clique aqui para ver a foto da prática)
  • Integração com alunos on-line
    O Centro de Educação Infantil Sonho Infantil, de Campos Novos, organizou seu time de professores com formações on-line semanais, apostilas para os estudantes e vídeos educativos para desenvolver, ainda mais, o aprendizado. Além disso, o CEI envia materiais via whatsapp e redes sociais, com orientações aos pais sobre como desenvolver as atividades. Um portfólio está sendo montado para documentar todas as práticas.
    (Clique aqui e confira o vídeo da professora Cleocir Fatima Francione desenvolvendo práticas on-line)

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Campos Novos.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais