Em carta, Undime defende colaboração e autonomia dos municípios
Documento foi entregue, em mãos, ao Movimento Colabora Educação Na manhã da última sexta-feira (6), a […]
Documento foi entregue, em mãos, ao Movimento Colabora Educação
Na manhã da última sexta-feira (6), a Undime por meio da diretoria executiva e presidências das seccionais entregou ao Movimento Colabora a carta intitulada “Colaboração e autonomia”. No documento, formalmente entregue ao secretário executivo do Movimento, Guilherme Lacerda, a Undime elenca pontos de defesa ao Regime de Colaboração.
Entre eles, está que o conceito de Regime de Colaboração previsto na Constituição, e ainda não instituído, é mais amplo do que realizações de iniciativas em parceria e/ou a simples regulamentação de modelos de consórcios e arranjos de desenvolvimento da educação; que o Regime de Colaboração, na perspectiva intermunicipal, deve ser construído a partir das necessidades e demandas dos municípios; e que a articulação entre seccionais da Undime, consórcios municipais e arranjos de desenvolvimento da educação é essencial para garantir a efetividade e a eficácia de ações colaborativas e de cooperação.
O documento foi construído de maneira democrática e participativa após discussões sobre o assunto no âmbito da 1ª reunião da Gestão Ampliada, realizada na noite da quinta-feira (5). O encontro ocorreu após a realização do II Seminário Colabora Educação, em Brasília.
A íntegra da carta com os pontos de defesa da Undime quanto ao Regime de Colaboração está disponível neste link: https://undime.org.br/uploads/documentos/phpWTwQGg_5d727c7a81eb8.pdf
Fonte/Foto: Undime
Siga a UNDIME-SC