Em live da Educação Infantil, presidente traz experiências sobre a incorporação das brincadeiras no currículo

Promovido pelo Movimento pela Base, com apoio da Undime e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, webinar […]

Publicado em Notícias - 25/05/2022.

Promovido pelo Movimento pela Base, com apoio da Undime e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, webinar foi transmitido ao vivo nesta quarta (25)

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, participou, na tarde desta quarta-feira (25/5), do webinário ‘Brincar, BNCC e Currículos’, promovido pelo Movimento pela Base, com apoio da Undime e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Em formato virtual, além de contemplar diálogos sobre a importância do brincar, o encontrou trouxe abordagens acerca da incorporação das brincadeiras e interações pelas redes em seus currículos e no planejamento pedagógico dos professores. 

Coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho da Educação Infantil pela Undime, Lueders comentou a experiência do município de Blumenau e destacou a importância de contemplar as brincadeiras como eixo estruturante do currículo. “As interações e as brincadeiras são os eixos norteadores da Primeira Infância. A aprendizagem acontece através das brincadeiras e das interações, que estão contempladas nos currículos de diversas formas – nos tempos, nos espaços. É oportuno destacar que a brincadeira precisa ter intencionalidade. A criança brinca pela espontaneidade, mas as propostas precisam ser planejadas com intencionalidade pelo professor”. 

A presidente da Undime/SC complementa que as interações precisam ser permeadas pela linguagem e que o espaço físico deve aparecer junto às propostas pedagógicas. “O espaço é currículo na Primeira Infância e requer atenção especial do professor. A brincadeira sempre é pensada a partir do espaço em que é oferecida”. 

A gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim, aponta caminhos para que o brincar seja contemplado pelo planejamento do professor. “A brincadeira é transversal a todas as atividades e se inscreve como a possibilidade de expressão da criança, de aprender o mundo e ter suas próprias interpretações acerca dos fenômenos. É importante proporcionar momentos de brincadeira espontânea, em que as crianças tenham um espaço para fazer suas propostas”, destaca Abuchaim. Nesse sentido, indica que é necessário criar rotinas flexíveis em sala de aula, entendendo que cada criança tem um ritmo diferente. 

O encontro também contou com a participação da gerente geral de Articulação da Primeira Infância da Secretaria de Educação do Recife, Mariana Oliveira. Assista à transmissão na íntegra pelo canal no YouTube do Movimento pela Base: https://www.youtube.com/watch?v=_lx_0md0I9A.

Fonte: Undime/SC

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