Em reunião do Conselho Nacional de Educação, presidente da Undime-SC debate Ensino Integral
Encontro fez parte da programação realiza em Florianópolis desde o dia 15 de abril
O presidente da Undime-SC e vice-presidente da Região Sul, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), participou, nesta quinta-feira, 18 de abril, da reunião ordinária itinerante do Conselho Nacional de Educação. O encontro, realizado no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis, debateu a Educação Infantil e a Educação Integral, encerrando uma programação de quatro dias.
Tardetti está entre os conselheiros titulares do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e, em sua fala, apontou o papel da Undime-SC na contribuição para o avanço educacional no Estado. “A Undime-SC tem participado de forma muito ativa na construção das políticas públicas do nosso país, e com outras instituições de ensino, estamos gerando ideias que agora começam a tomar forma”, explica.
Além disso, o presidente abordou a educação em tempo integral e seu potencial para, além de estender o tempo na escola, preparar os estudantes para novos desafios.
“A educação em tempo integral surge como uma mola propulsora da educação de forma sólida, prática e resultante do tempo útil para o educando. Por meio dela, vamos preparar os alunos para novos desafios, com convicções firmes e diferentes”, finaliza.
Percorrendo a capital catarinense desde o dia 15 de abril, o evento foi a terceira etapa da série de reuniões do CNE, que anteriormente ocorreram nas regiões Norte e Nordeste no ano passado e está programada para seguir para o Centro-Oeste em junho deste ano, visando discutir as demandas específicas de cada região.
Entre as pautas discutidas nos encontros itinerantes estão o Plano Nacional de Educação, o ensino superior, o programa Universidade Gratuita de SC e a formação técnica de professores, que aconteceram no auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC) e na sede da Federação das Indústrias de SC (Fiesc).
Vale ressaltar ainda, que Santa Catarina conta com dois integrantes no Conselho Nacional de Educação, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.
Siga a UNDIME-SC