Encontro com a Undime-SC debate a importância do diagnóstico e da participação coletiva na elaboração do Projeto Político Pedagógico

Primeira live de 2023 trouxe uma abordagem direcionada, principalmente, aos gestores escolares, demonstrando como é possível […]

Publicado em Notícias - 01/06/2023.

Primeira live de 2023 trouxe uma abordagem direcionada, principalmente, aos gestores escolares, demonstrando como é possível propor ações efetivas a partir do planejamento

Foto: Undime-SC

Com temática ‘PPP: A importância da (re)construção coletiva’, o ciclo de eventos ‘Encontro com a Undime/SC’ está de volta e, a primeira edição do ano foi realizada nesta quinta-feira (1), por meio do Canal Undime-SC, no YouTube. Mediado pela assessora pedagógica, Sônia Fachini, o evento contou com fala inicial do presidente da seccional catarinense, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC), dando boas-vindas aos participantes.

“Desejo que esta manhã de estudos seja muito proveitosa e que venha contribuir na organização dentro das unidades de ensino, levando conhecimento e capacitando todos os envolvidos na construção do PPP”, diz Tardetti, passando a palavra a palestrante.

Fachini ressaltou a importância dos encontros como instrumento capacitador, que têm por objetivo levar informação aos educadores, gestores e técnicos, a partir de propostas que partem de demandas municipais. “Esse diálogo que a Undime sempre se propôs é fundamental, para entendermos as necessidades e conseguir dar um suporte mais efetivo nas ações junto as unidades que pertencem as secretarias de educação”, frisa.

Contextualizando o Projeto Político Pedagógico, conteúdo apontado para discussão, a assessora pedagógica explica que o projeto trata das ações da escola, com um olhar fundamentado no exercício da cidadania dos estudantes junto as necessidades da instituição. “Cada PPP é único, pois é desenvolvido com base na estrutura e localização que é característico de cada escola”, explica Fachini. Para ela é essencial que esse documento traga essas particularidades, por meio do diagnóstico, e que seja construído de forma coletiva, em regime de colaboração entre unidade de ensino e todas da comunidade que o projeto atende.

Durante a live, Fachini fez um alerta aos gestores “não é possível planejar sem diagnóstico”. A assessora explicou que as ideias surgem e, muitas vezes, por questões administrativas não conseguem ser efetivadas, por isso o planejamento fundamental para organizar. “Um plano de ação bem definido vai possibilitar que a escola seja guiada em cada projeto proposto, tornando as ações de fato mais efetivas”. Fachini ainda pontua que o PPP não pode ser um documento fechado, mas um projeto de revisitação contínua. Segundo ela, ao longo do processo é possível encontrar variáveis, ações que não foram concluídas ou, até mesmo, que tomaram outro caminho, precisando ser reavaliado e (re)construído.

O encontro trouxe, ainda, a escuta como instrumento da gestão democrática, saber ouvir e dialogar com a comunidade escolar pra garantia de uma educação com qualidade social, com destaque a pluralidade e diversidade, transparência das ações, valorização dos profissionais, autonomia e democratização das relações pedagógica. “O diagnóstico contribui pra termos uma visão macro, de onde estamos e onde pretendemos chegar e, a partir daí, planejar as ações a serem executadas”, reforça a assessora pedagógica.

      • Assista a íntegra da transmissão e compartilhe com sua equipe. A socialização de conhecimentos contribui para crescimento coletivo.

Pensando nisso, a Undime-SC traz novidades. Durante a transmissão, o presidente da seccional catarinense anunciou que os Encontros Regionais passam a compor, novamente, o cronograma de atividades da seccional, com temáticas direcionadas as demandas dos municípios. “Vamos seguir com os encontros regionais num trabalho em regime de colaboração, pois avaliamos que a educação é uma só, as ações se interligam e as necessidades, geralmente, são coletivas. Por isso a Undime-SC estará sempre buscando as problemáticas, junto aos educadores, para estar mediando e facilitando os assuntos que falam da educação pública”, conclui.

O Encontro Regional será no dia 15 de junho, em Lages (SC), voltado aos municípios da região da AMURES e AMPLASC filiados à Undime-SC. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Para mais informações, entre em contato com a seccional.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais