Escola das Adolescências: MEC realiza seminário internacional
Evento vai apresentar experiências nacionais e internacionais para a melhoria dos anos finais do ensino fundamental. Participantes se reunirão no dia 10 de setembro, no Inep, em Brasília
O Ministério da Educação (MEC) promoverá, no dia 10 de setembro, o Seminário Internacional Construindo uma Escola para as Adolescências, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). A iniciativa é da Secretaria de Educação Básica (SEB), responsável pelo Programa Escola das Adolescências, que busca a melhoria contínua da oferta educativa para os anos finais do ensino fundamental e reúne um conjunto de estratégias que valorizam o momento de desenvolvimento dos estudantes dessa etapa.
O seminário vai discutir experiências nacionais e internacionais sobre o tema. Na abertura, será lançado um documentário — produzido pelo MEC e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) — sobre a construção da política, que contou com ampla participação social por meio da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas.
O evento também contará com a palestra da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt: “Por que uma escola para as adolescências?”. A programação traz, ainda, quatro mesas temáticas de discussões sobre as características dessa fase da vida; o apoio às transições e trajetórias escolares; os desafios que essa etapa impõe a educadores; e a importância do clima e convivência nas escolas.
Ao final, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançará um relatório acerca dessa etapa de ensino (que inclui a experiência brasileira de construção do programa Escola das Adolescências) em outros países, com tradução para o português.
Público – Participarão do evento aproximadamente 130 pessoas, entre representantes das seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), bem como representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e de universidades. O evento também contará com a presença de especialistas, lideranças e equipes de diversas instituições, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), a Fundação Itaú Social, o Instituto Reúna e a Ação Educativa.
Fonte: MEC
Siga a UNDIME-SC