Evidenciando a educação catarinense, presidente compõe palestra de abertura no Fórum TCE Educação, em Chapecó (SC)
Diálogo desta terça, 17, teve participação do MEC e MPTC/SC para tratar da ‘Educação Pública: Direito […]
Diálogo desta terça, 17, teve participação do MEC e MPTC/SC para tratar da ‘Educação Pública: Direito de todos, condição para a democracia’
O público o 6⁰ Fórum TCE Educação, que passa da marca de 450 profissionais da área educacional, acompanhou nesta terça, 17, a abertura do evento com participação do presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), convidados e autoridades locais.
A seccional catarinense integrou, também, a palestra ‘Educação Pública: Direito de todos, condição para a democracia’, debatendo junto do secretário da Sase/MEC, Maurício Holanda Maia, e da procuradora do MPTC/SC, Cibelly Farias, que atuou na mediação da mesa.
Em fala, o presidente evidenciou a educação catarinense, com destaque para o avanço na educação básica, resultado de um regime colaborativo consolidado entre Undime-SC e demais entidades educacionais, com órgãos de controle do Estado.
“Mesmo a Região Sul tendo suas carências, Santa Catarina é destaque no cenário educacional e vem atuando de forma incisiva na construção de políticas públicas que garantam uma educação de qualidade para a nossa nação”, afirma Tardetti, que trouxe, ainda, as angústias do Sul do país em discurso.
Para o presidente, embora Santa Catarina esteja em patamar de notoriedade no cenário nacional, dada às gestões e regimes colaborativos organizados e sistematizados, os estados do Sul do país não podem pagar o preço por estarem na linha da frente, pois mesmo com todos os avanços há desafios a serem perpassados. Tardetti se posicionou, deixando transparecer em conversa aberta e direta, que existe sim um sentimento de olhar diferenciado por parte do MEC.
A programação do primeiro dia se estendeu com o lançamento do portal eletrônico Lume e entrega do Prêmio Lume – Escola Referência, num ato de reconhecimento do trabalho executado nos municípios de Paial; Joinville; Campos Novos; Blumenau; Antônio Carlos e Criciúma.
Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), o Fórum segue até está quarta (18) com palestras, painéis e mesas de atendimento individualizado para os municípios participantes.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC