Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal disponibiliza guias para auxiliar os governantes municipais nas ações voltadas para a primeira infância
O guia é composto por quatro materiais, que estão disponíveis para download Com o propósito de […]
O guia é composto por quatro materiais, que estão disponíveis para download
Com o propósito de auxiliar os novos governantes municipais, eleitos para o mandato de 2021 a 2024, em ações e políticas públicas que tem como foco diferentes aspectos voltados para a temática da primeira infância, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal desenvolveu uma ferramenta de apoio para auxiliar os prefeitos e suas equipes em práticas que impulsionam o desenvolvimento dessas crianças.
A ferramenta, “100 dias: os primeiros passos pela primeira infância”, conta com quatro guias práticos que elencam medidas para os primeiros cem dias do mandato. De acordo com a Fundação, esse primeiro momento é essencial para “planejar e definir as políticas a serem seguidas nos próximos anos”, e os materiais “podem ser seguidos como um roteiro, mas também podem ser usados como um check-list, um lembrete de ações recomendáveis”.
Conheça os documentos:
100 dias: Os Primeiros Passos pela Primeira Infância – Parentalidade reúne orientações de políticas públicas e ações que auxiliem os pais, cuidadores ou responsáveis na potencialização do desenvolvimento dessas crianças, dos zero aos seis anos de idade.
100 dias: Os Primeiros Passos pela Primeira Infância – Saúde identifica ações que garantam e assegurem a atenção às gestantes e crianças, do nascimento à primeira infância.
100 dias: Os Primeiros Passos pela Primeira Infância – Educação Infantil oferece orientações para apoiar os governantes municipais nas questões relacionadas à oferta e qualidade da educação infantil. Dividido em duas partes, apresenta informações sobre a ampliação do acesso e a qualidade do atendimento.
100 dias: Os Primeiros Passos pela Primeira Infância – Gestão e Orçamento indica um caminho para que os municípios tenham um bom planejamento, organização e integração para compor políticas voltadas para a primeira infância.
Materiais complementares:
Retorno às atividades presenciais na educação infantil orienta sobre como implementar uma parceria entre o município e organizações da sociedade civil para a oferta de educação infantil
Termo de colaboração para creches apresenta um consolidado com as principais diretrizes estabelecidas até agora, contemplando os desafios adicionais que precisam ser considerados em virtude da pouca idade das crianças e da forma como o processo de ensino-aprendizagem deve ser conduzido nessa etapa da escolarização.
Os materiais estão disponíveis para download no site da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, na plataforma Primeira Infância Primeiro.
Siga a UNDIME-SC