Governo Federal realiza a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática

Evento será de 29 de outubro a 1º de novembro com atividades que fortalecem habilidades de comunicação dos estudantes em temas como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo de qualidade e direitos no ambiente digital

Publicado em Notícias - 04/11/2024.

A 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada em parceria pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ministério da Educação e Unesco, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), será realizada de 29 de outubro a 1º de novembro de 2024. A iniciativa tem como tema “Conectando territórios e diversidades”, além tratar de assuntos como meio ambiente e mudanças do clima, direitos de crianças e adolescentes nos meios digitais e jornalismo nas escolas.

Integridade da informação, jornalismo, mudanças climáticas e direitos no ambiente digital estão na pauta esse ano. Dando continuidade à primeira edição realizada em 2023, a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática será uma celebração das diversidades presentes nas iniciativas de educação midiática em todo o Brasil.

O evento representa uma oportunidade para promover a troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes, ativistas e cidadãos de todo o país, fortalecendo uma educação midiática que respeite e valorize as vozes de todas as regiões. O intuito é debater sobre as diferentes realidades no país que entrelaçam a experiência com a informação nos meios digitais.

A abertura do evento, no dia 29 de outubro, será sediada no auditório do Anexo do MEC, em Brasília/DF, de 14h as 17h. A Undime participa representada pelo presidente, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE. As inscrições para o evento presencial podem ser feitas acessando este formulário digital.

Além disso, por meio da página especial dedicada à 2ª Semana, pessoas interessadas em participar podem acessar vários planos de aula feitos por parceiros da Secom PR e do MEC, disponíveis para baixar gratuitamente.

Segundo Fábio Meirelles, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secom PR, a Semana tem por objetivo mobilizar educadores e interessados na temática a organizarem suas próprias atividades nos territórios “Convidamos professores, estudantes, integrantes de organizações da sociedade civil a participarem organizando atividades em suas regiões, como oficinas, rodas de conversa e o que mais quiserem propor”, afirma.

As propostas podem ser feitas a partir de formulário disponível no site da Secom PR, que disponibiliza também planos de aula e um repositório de conteúdos para inspirar educadores. “A partir disso, a iniciativa de cada um fará parte de uma agenda nacional, ampliando o acesso à educação midiática em todas as partes do Brasil, ajudando a construir um ambiente digital mais inclusivo, seguro e diverso”, conclui Meirelles.

Na programação, estão previstas mesas de discussão, oficinas digitais de práticas de educação midiática, painéis sobre o papel da comunicação pública na promoção da educação midiática e sobre como identificar o jornalismo de qualidade, além de espaços de discussão com parceiros da França, da Dinamarca e do Reino Unido.

Para participar basta inscrever sua atividade no formulário e a iniciativa fará parte de uma agenda nacional, ampliando o acesso à educação midiática em todas as partes do Brasil, e ajudando a construir um ambiente digital mais inclusivo, seguro e diverso.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE

Fonte: Undime (com informações da Secom PR)
https://undime.org.br/noticia/29-10-2024-04-34-governo-federal-realiza-a-2a-semana-brasileira-de-educacao-midiatica

Compartilhe:

Parceiros Institucionais