Guabiruba conquista primeiro ouro em Olimpíada de Matemática
Aluno Rafael Henrique Lang Duarte recebe nesta quinta-feira, 2, medalha de ouro no Rio de Janeiro […]
Aluno Rafael Henrique Lang Duarte recebe nesta quinta-feira, 2, medalha de ouro no Rio de Janeiro
No mesmo lugar onde quatro dos mais importantes matemáticos do mundo serão laureados com a maior honraria da área, a Medalha Fields, o aluno do 8º ano da Escola Básica Municipal Professora Anna Othilia Schlindwein, Rafael Henrique Lang Duarte, 14 anos, e outros 575 estudantes de todo o Brasil vão receber a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
A premiação ocorre nesta quinta-feira, 2 de agosto, às 15h30, no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, durante o International Congress of Mathematicians, sediado pela primeira vez no Hemisfério Sul, que reúne de 1º a 9 de agosto pesquisadores de todo o mundo para acompanhar os mais destacados estudos da área.
Rafael foi um dos 11 alunos catarinenses a conquistar o ouro na 13ª edição, realizada em 2017 com mais de 18 milhões de participantes do Brasil. É o primeiro ouro que Guabiruba conquista na Olimpíada, competição realizada desde 2005 pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). Esta é a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Rafael confidencia que está ansioso. Além de ser a primeira viagem de avião que irá fazer, é a realização de uma meta que se propôs ao conquistar a medalha de prata na edição anterior da olimpíada. O estudante guabirubense conta que gosta da lógica e que está feliz. “Sempre gostei mais de matérias como geografia e história. Poderia citar todos os países do mundo, capitais, bandeiras e um pouco da história recente. Mas na matemática comecei a gostar da lógica para chegar no resultado. A lógica por traz das contas”, diz ele.
Undime-SC com colaboração da SME de Guabiruba
Siga a UNDIME-SC