“Histórico da Educação Digital, experiências internacionais e caminhos para a implementação” é tema de seminário realizado pelo MEC

Evento será no dia 7 de março, no formato presencial para interessados e com transmissão on-line […]

Publicado em Notícias - 29/02/2024.

Evento será no dia 7 de março, no formato presencial para interessados e com transmissão on-line aberta ao público

O Ministério da Educação realizará, na próxima quinta-feira, 7 de março, de 15h às 17h (horário de Brasília), o primeiro seminário de um ciclo de seis eventos a partir da temática “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica”.

O objetivo deste primeiro seminário é contar a história de construção dos referenciais curriculares para educação digital no Brasil, apresentar a ideia geral do ciclo de seminários, conhecer experiências internacionais que já têm sistematizações consistentes na implementação de educação digital nos currículos, bem como escutar representantes das redes de ensino sobre caminhos de implementação.

O evento será realizado no auditório da Capes, em Brasília, e transmitido pelos canais do Ministério da Educação e Conviva Educação no Youtube. O assunto em pauta será “Histórico da Educação Digital, experiências internacionais e caminhos para a implementação”.

O público-alvo desse seminário são secretários de educação estaduais e municipais, técnicos das secretarias de educação, gestores escolares, professores e sociedade civil interessada no tema.

Aos interessados em participar presencialmente do evento, o MEC orienta que façam sua inscrição por meio do link: https://forms.office.com/r/H06sfz1FbB. No caso de participação remota, não é necessário inscrição prévia.

Sobre o Ciclo de Seminários

O Ciclo de Seminários intitulado “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é uma das ações do eixo de currículo do Escolas Conectadas e tem o objetivo de discutir caminhos para a implementação dos referenciais curriculares existentes sobre Educação Digital e disseminar boas práticas das redes públicas de ensino.

O Ciclo contará com duas frentes de trabalho, uma on-line e de caráter informativo e outra com característica criativa para cocriação de caminhos de implementação da Educação Digital nos currículos das redes de ensino em parceria com os responsáveis das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos.

Durante o Ciclo, a partir das diferentes experiências vivenciadas pelas redes, a proposta é coletar contribuições e insumos para produção de orientações para a implementação dos currículos e avaliação das competências dos estudantes. Tais materiais serão produzidos pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, e publicados ao longo do segundo semestre de 2024.

Fonte: MEC com adaptações

 

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