Inep e Unesco iniciam seleção para especialistas do Saeb
Vagas são voltadas para docentes em língua portuguesa e matemática do 2º ano do ensino fundamental. Interessados poderão cadastrar o currículo até o dia 5 de dezembro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), iniciou uma seleção para especialistas em estudos das matrizes de referência das avaliações estaduais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
As vagas são voltadas para docentes em língua portuguesa e matemática do 2º ano do ensino fundamental. Os interessados que atendam aos requisitos dispostos no edital podem cadastrar o currículo no link do processo seletivo até o dia 5 de dezembro.
Para a vaga de língua portuguesa (Edital 15/2024), os requisitos são:
– Obrigatório: mestrado em educação, letras, linguística ou psicologia.
– Desejável: doutorado em educação, letras, linguística ou psicologia, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
O interessado deve ter experiência profissional mínima de dois anos em atividades relacionadas à avaliação em larga escala e dominar os assuntos relativos a avaliações na área de Língua Portuguesa, especialmente avaliação da alfabetização.
Já para a vaga de matemática (Edital 16/2024), os requisitos são:
– Obrigatório: mestrado em educação, educação matemática ou psicologia.
– Desejável: doutorado em educação, educação matemática ou psicologia, devidamente reconhecido pelo MEC.
São exigidos experiência mínima de dois anos em atividades relacionadas à avaliação em larga escala, bem como domínio de assuntos relativos a avaliações em larga escala na área de matemática, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
Saeb – Realizado desde 1990, o Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. A partir de evidências, permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.
Além disso, possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, bem como avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar
Acesse aqui o link para cadastrar o currículo.
Fonte: Inep
Siga a UNDIME-SC